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Movimentar-se é fundamental para o corpo

21 de maio de 2015

Sentar-se por um longo período pode ser muito bom para descansar e permitir que o corpo se recupere das atividades que executamos no dia a dia. Mas, a verdade é que o estilo de vida que a maioria das pessoas leva atualmente, com longos períodos sentados, acabam sendo prejudiciais à saúde e não são recomendados. O trabalho diário nos faz ficar muitas vezes na mesma posição por muito tempo. Estar sentado em frente a tela do computador ou ao telefone faz com que nosso movimento seja reduzido. Mas você sabe o que acontece com nosso corpo quando ficamos sentados por muito tempo? Uma interessante animação mostra todos os resultados. Confira:     Pensando na qualidade de vida de seus funcionários, muitas empresas adotam como prática a ginástica laboral, uma atividade física orientada por educadores físicos ou fisioterapeutas durante o expediente. O programa de exercícios costuma ser desenvolvido sob medida para cada empresa ou grupo de pessoas, levando-se em consideração o tipo de atividade exercida. Os educadores físicos explicam que cada trabalho é preciso ser avaliado. Para quem trabalha muito tempo sentado e ao computador, a linha de exercícios será alongamentos para pernas, mãos, pulsos e braços. Porém, se o trabalho for a maior parte do tempo em pé, o ideal é fazer exercícios que fortaleçam as pernas e alonguem a coluna. Para se adquirir um efeito desejado, recomenda-se que a ginástica laboral seja realizada, no mínimo, três vezes por semana. Porém, o ideal é que ocorra diariamente, durante cerca de cinco minutos. Vale alongar o pescoço e as mãos, se espreguiçar, além de caminhadas pequenas, como buscar água ou ir ao banheiro.   Blog Unimed VTRP ginástica laboral   Alongamentos rápidos Para quem não possui acompanhamento de um profissional na realização da ginástica laboral, separamos algumas dicas de atividades. O mais bacana é que elas não precisam ser realizados somente no ambiente de trabalho, mas em casa também. Os exercícios são rápidos e podem ser feitos em intervalos bem curtos de tempo. Para quem fica no computador o dia todo, alongar os pulsos, mãos e dedos é fundamental. Sentado mesmo, estique os braços na frente do corpo com os dedos entrelaçados e tente virar as mãos unidas para fora, alongando os antebraços. Depois, solte bem os pulsos, girando as mãos, e massageie cada dedo, puxando e alongando para a frente e para trás. Se puder, repita o exercício cerca de 3 a 4 vezes ao dia.   Blog Unimed VTRP Alongamento   Para relaxar os olhos, feche-os durante alguns segundos e, com eles assim, mexa o globo ocular, fazendo os movimentos como se fosse olhar para cima, para o lado direito, para baixo e para o lado esquerdo. Repita a mesma coisa só que começando pelo lado esquerdo. Ao abrir os olhos, foque a vista em objetos distantes de você. Repita toda vez que sentir os olhos cansados. Aproveite a pausa para o cafezinho ou a ida ao banheiro para alongar as pernas e coluna. Ande um pouco e utilize as escadas sempre que puder. Para alongar o tronco, espreguice e depois dobre-se para frente. Alongue as laterais do corpo, inclinando o tronco lateralmente, com as mãos na cintura ou unidas acima da cabeça.  

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