Ouvidoria   

Mitos sobre sustentabilidade empresarial

23 de janeiro de 2013

Sustentabilidade empresarial Blog Unimed VTRP

 

Existem ações sustentáveis no lugar onde você trabalha? Você sabe a que elas se referem ou prefere entender superficialmente o tema, como se ele não estivesse ligado a você?

Os ganhos obtidos pelas empresas que investiram em sustentabilidade não se resumem ao lado social e ambiental, mas também financeiro das companhias, o que representa vantagem para todos os envolvidos.

Porém, muitos dos assuntos abordados no âmbito corporativo são vistos de forma equivocada, transformando-se em grandes mitos. O maior deles é pensar que é possível crescer de maneira contínua em um mundo que tem recursos finitos.

 

Sustentabilidade empresarial Blog Unimed VTRP2

 

Entre os principais erros empresariais ligados a esse tema:

1. Sustentabilidade custa caro e não traz retorno É errado pensar que obrigatoriamente a sustentabilidade é cara e que exige um custo. Na realidade, tudo depende de diversos fatores. Para ter maior clareza sobre essa ideia é preciso ter em mente que a sustentabilidade envolve uma série de aspectos. Conduta ética, a não discriminação, corrupção, tudo faz parte da sustentabilidade. Implantar ações nesse sentido não envolve, necessariamente, a utilização de recursos financeiros.

2. É apenas para empresa grande Este pensamento está ligado ao primeiro mito. Como a sustentabilidade não está, obrigatoriamente, envolvida com custos, isso facilita a implantação de ações sustentáveis em empresas de todos os portes. As pequenas também fazem iniciativas sustentáveis, mas repercutem menos e são menos cobradas

3. Sustentabilidade reduz o conforto A sustentabilidade não é sinônimo de redução de qualidade de vida. A busca é para que as pessoas de hoje possam continuar vivendo confortavelmente, mas que as do futuro ainda tenham comodidade. E para isso é preciso achar o equilíbrio

5. Ter uma área específica de sustentabilidade é solução Com o pensamento de que a sustentabiliade é uma tendência, diversas empresas criaram áreas especificas para tratar do assunto no campo empresarial, sem perceber que isso não basta. De nada adianta criar uma área isolada. O importante mesmo é que todos os outros campos funcionais existentes na companhia conversem para que a sustentabilidade seja tratada com a importância que deve ter.

 

Categoria: #CuidarDeVocê