10 fatos interessantes sobre amamentação Filhos e Gestação

Jeito de Cuidar Unimed VTRP: A história da... Filhos e Gestação

Vamos falar sério sobre hábitos saudáveis e... Saúde do Homem e da Mulher

Mente feliz, corpo sadio

09 de maio de 2019

Estar bem consigo mesmo e com os outros, viver com saúde e ser feliz é o desejo de todos. Na prática, a receita é bem mais difícil de seguir do que se imagina. Rotinas que exigem cada vez mais concentração, tarefas acumuladas no trabalho e em casa e a preocupação com o futuro são alguns dos fatores apontados pelos espe

cialistas como fundamentais no aparecimento de sintomas como estresse e ansiedade. Como lidar com as aflições? O pensamento positivo pode auxiliar na busca por uma vida mais tranquila e feliz? A resposta é sim.

A psicóloga Débora Leobet Noel, que atua no Espaço Viver Bem Unimed de Lajeado, explica que quando o nível de ansiedade toma uma proporção maior do que de fato a situação representa naquele momento, acontecem as compreensões distorcidas da realidade e o aparecimento de condutas inadequadas que podem gerar consequências negativas. “A partir disso, surgem o sofrimento emocional subjetivo, a insatisfação, o desconforto e a angústia, que refletem em prejuízos ao sujeito”, aponta.

Blog Unimed_VTRP Saúde Mental

  De acordo com a profissional, manter uma postura otimista e ter coragem para enfrentar os problemas pode resultar em uma vida mais feliz.

“É necessário uma boa capacidade de lidar com os diferentes tipo de emoções. Alegria, tristeza, raiva, frustração, amor ou satisfação, aliados a um estilo de vida saudável, resultam em uma capacidade emocional e produtiva mais preservada, que se manifesta num maior nível de autoconfiança, bem-estar e boa percepção de si mesmo”, pontua Débora, destacando que o equilíbrio de quem controla a mente se reflete, sobretudo, em benefício do próprio corpo.

Por isso, aprender a expressar o que se sente é essencial ao desenvolvimento do ser humano, principalmente na busca pelo equilíbrio emocional.

“Entretanto, equilíbrio não é ausência de sentimentos considerados negativos, mas o modo como os manejamos em nossas vidas. Portanto, é importante identificar as próprias emoções e suas influências sobre o comportamento; tornar-se responsável pelas suas escolhas: pensar antes de agir; refletir sobre seus comportamentos, através da auto análise; conhecer seus desejos e expectativas (metas de vida, objetivos e sonhos)”, complementa.

Blog Unimed_VTRP Saúde Mental 2

  O estresse e a ansiedade fazem parte da vida. Em muitos casos, até podem se tornar importantes para alcançar determinados objetivos. Por isso, encontrar uma estratégia pessoal para lidar com estas barreiras pode ser a chave do sucesso. “Perceba suas potencialidades e descubra seus limites”, enfatiza a psicóloga.

Dicas para viver melhor Quando o assunto é saúde mental, simples hábitos podem fazer a diferença:

  • Solicitar auxílio, pedir ajuda quando necessário;
  • Cuidar da saúde física (manter uma alimentação saudável e realizar atividades físicas);
  • Respeitar e priorizar a individualidade;
  • Compreender a diversidade de opiniões e ações;
  • Conversar sobre frustrações (externar problemas);
  • Organizar e dividir tarefas;
  • Relaxar e descansar.

Categoria: Saúde Emocional