Câncer de mama: como me prevenir? Saúde do Homem e da Mulher

Diabetes gestacional: como evitar? Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Outubro Rosa: foco na saúde da mulher como um... Saúde do Homem e da Mulher

Lanches práticos e saudáveis para escola, faculdade e trabalho

01 de setembro de 2019

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar um tempinho de preparar um lanche gosto e saudável para os intervalos, não é mesmo? Pois saiba que escolher os itens certos pode ajudar na hora do preparo. E isso vale para todos os tipos de lanches, seja para levar à escola, faculdade ou mesmo no trabalho. Veja alguns itens práticos que não podem faltar:

  • Mix de castanhas;
  • Castanha de caju;
  • Amendoim;
  • Uva passa;
  • Damasco.

Eles podem ser ingeridos tanto em porções individuais como podem acompanhar uma fruta, por exemplo. Outra opção gostosa é apostar nos tomatinhos cereja ou mesmo nas cenouras em palitinhos. Além de saudáveis, podem ser ingeridas sem cozimento.  

Blog Unimed VTRP Como preparar lanches saudáveis  

Dica simples para evitar a “oxidação” da maçã:

Sabe aquela maçã que fica escura ao ser cortada em pedaços? Saiba que ela não precisa ser excluída dos seus lanches por esse motivo. Isso ocorre devido a uma enzima presente na fruta, que reage ao entrar em contato com o oxigênio. Esse processo é chamado de “oxidação”. P

orém, há uma técnica simples e caseira que impede esse processo, assim como de outras frutas e legumes que tendem a ficar escuros quando as partes cortadas entram em contato com o ar.

Do que você vai precisar: 1 colher (sopa) de suco de limão para cada copo de água.

Passo a passo: 1) Corte a maçã em pedaços; 2) Mergulhe cada pedaço no suco de limão; 3) Deixe por 5 minutos; 4) Coe e enxugue os pedaços.

Pronto! Sua maçã estará livre do aspecto escuro e poderá fazer parte da sua alimentação!  

Blog Unimed VTRP alimentação saudável

Volta às aulas: o que levar para a escola?

No período de volta às aulas, a preocupação de muitos pais é encontrar uma opção saudável de lanche. Veja o que não pode faltar na lancheira dos pequenos, segundo manual de orientação do lanche saudável disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria:

Um líquido: para repor as perdas nas atividades físicas, é importante apostar em sucos, chás, água de coco engarrafados ou em embalagem tetra-pack, preferencialmente sem açúcar;

Uma fruta: práticas para consumir com casca ou cuja casca pode ser retirada com facilidade (maçã, banana, pêra, morango ou uva);

Um tipo de carboidrato: eles são ótimas opções por oferecer energia. Valem pães (integral, fôrma ou sírio), bolachas sem recheio e bolos caseiros. Tome cuidado com a quantidade, pois é apenas parte do lanche;

Um tipo de proteína: o ideal são proteínas lácteas como queijos, requeijões e iogurtes (somente se for possível manter em temperatura adequada).   Blog Unimed VTRP Lanches para levar ao trabalho  

Para o trabalho e a faculdade, as opções são grandes:

Que tal frutas de sobremesa? Morango, melão, melancia, mamão, laranja, kiwi, uva, pêssego, ameixa, opções é que não faltam.

Quer um docinho? Experimente a banana com anis estrelado, acompanhada de requeijão caseiro.

Outras dicas são: iogurte com frutas ou granola, uma fatia de bolo ou alguns biscoitinhos caseiros, sucos de frutas, pão caseiro recheado e gelatinas (sem açúcar) com frutas.

Para levar e manter os alimentos na temperatura ideal, o indicado é utilizar uma bolsa térmica, que acomodará muito bem a sua comida.

O ideal é que os alimentos sejam acondicionados em recipientes de vidro. Cuidado com os de plástico devido a uma substância chamada bisfenol A.

Já os de alumínio podem causar alterações nos alimentos, especialmente aqueles que contêm molho de tomate.