10 fatos interessantes sobre amamentação Filhos e Gestação

Jeito de Cuidar Unimed VTRP: A história da... Filhos e Gestação

Vamos falar sério sobre hábitos saudáveis e... Saúde do Homem e da Mulher

Lanche saudável – aprenda a preparar o Overnight Oats

21 de março de 2018

Tendência prática e saudável para os lanches, os Overnight Oats (no português, aveia de um dia para o outro) estão ganhando cada vez mais adeptos. Conforme a nutricionista do Espaço Viver Bem Unimed de Lajeado, Caroline Schwengber, essa é uma refeição nutritiva, rápida e saborosa, que deve ser preparada à noite para ser consumida somente no outro dia, como no café da manhã, por exemplo. Em sua composição podem ser usados cereais, iogurtes, frutas, oleaginosas, granolas e outros ingredientes. “Tudo que a pessoa precisa é um recipiente de vidro com tampa ou um copo com plástico filme. Basta adicionar os ingredientes, alternando-os em camadas. E está pronto!”, explica Caroline. Por ter como principal ingrediente a aveia, essa refeição é rica em fibras, ajuda a regular o intestino e pode manter a saciedade por muito tempo, sendo importante para o metabolismo, pois a combinação de ingredientes fornece energia ao organismo. “Também é uma ótima refeição pré-treino”, destaca a nutricionista.

Blog-Unimed-receita-overnight-oats

A preparação é pobre em gorduras e possui um baixo índice glicêmico, o que significa que a aveia vai liberar lentamente as fibras e carboidratos, sendo indicada também para diabéticos, pois a fibra retarda a digestão do amido. “O leite ou iogurte com baixo teor de gordura utilizado na receita acrescenta proteínas e cálcio, que são também nutrientes essenciais e auxiliam na manutenção de um peso saudável.” Há muitas combinações diferentes e os ingredientes podem variar bastante. Para a nutricionista, essa é uma refeição completa pois oferece vitaminas, minerais, proteínas, lipídios e carboidratos. Confira uma dessas receitas (e suas diferentes combinações):

Iogurte funcional – Overnight Oats

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 6 colheres de sopa de leite desnatado
  • 1 banana
  • 1 pote de iogurte grego light
  • ou natural desnatado
  • 1 colher de chá de chia

Preparo

Coloque no fundo de um pote a aveia em flocos umedecida com leite desnatado ou leite vegetal (coco, castanha, soja ou amêndoa). Junte meia banana picada por cima (pode substituir por morango, damasco, ameixa preta, manga, maçã ou laranja), distribua meio pote de iogurte misturado com chia. Coloque a outra metade da banana picada e cubra com o restante do iogurte.

Outras sugestões de preparo

– Maçã + canela + chia + iogurte;

– Banana + aveia + cacau em pó + iogurte;

– Laranja + aveia + mel + nozes + iogurte;

– Castanhas + maçã + quinoa + iogurte.

Blog-Unimed-banana-overnight-oats

Dicas importantes

  • Prepare sempre na noite anterior e deixe na geladeira, para que os ingredientes ganhem mais sabor;
  • Validade: dois dias na geladeira;
  • O pote deve ser de vidro, fechado com tampa ou plástico filme;
  • Intercale as camadas entre os ingredientes secos e pastosos;
  • Mantenha refrigerado até o consumo;
  • A aveia pode ser substituída por linhaça, chia, quinoa, granola, etc.