Amamentar Talk: Participe do evento online e... Coronavírus, Filhos e Gestação

PCR ou teste rápido: qual a melhor alternativa... #CuidarDeVocê, Coronavírus

Afinal, por que temos alergias? Alimentação Saudável, Coronavírus

Lançado primeiro selo sustentável para calçados

21 de janeiro de 2013

O setor de calçados acaba de ganhar uma nova ferramenta para integrar de maneira concreta a sustentabilidade em sua cadeia produtiva. Depois de dois anos de pesquisas, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal) lançam o Programa Origem Sustentável, que vai certificar as empresas alinhadas com critérios sociais, ambientais, culturais e econômicos. O novo selo resulta da necessidade do setor de melhorar as condições de competição interna e externamente. Grandes marcas começaram a demandar de seus fornecedores padrões ambientais, mas não havia nada padronizado para organizar e atestar isso. Ao iniciar o trabalho, se constatou que muitas empresas já adotavam critérios sociais e ambientais. CLASSIFICAÇÃO – O selo segue a seguinte classificação: Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante. A categoria Branco é para aquelas empresas que ainda não colocam em prática projetos que visem os quatro pilares – social, ambiental, cultural e econômico -, mas estão dispostas a passar por uma avaliação e incorporar os critérios na empresa. A Bronze é para quem já incorpora as bases mas ainda tem de ampliá-las e melhorá-las. Conforme a companhia vai melhorando, ela vai subindo de nível. A partir da categoria Prata, a empresa passa também por uma auditoria externa. Por ser um tipo de selo evolutivo, as empresas são estimuladas a melhorar seus índices. Caso ela piore ou se mantenha estável, perde o certificado. A avaliação tem de ser feita a cada dois anos. Todas as companhias que já aderiram ao programa conquistaram a classificação Bronze. O que as empresas participantes buscam com a iniciativa é a diferenciação do produto e da marca e a entrada em novos mercados.  

Categoria: #CuidarDeVocê