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JANEIRO BRANCO

 

Para muitos, janeiro é mês de tirar alguns dias de férias. Para outros, a rotina de trabalho segue normal. Mas, para todos nós, o primeiro mês do ano é um marco de recomeço e de uma nova jornada que se inicia. Para que possamos nos preparar bem para os desafios do novo ano, a campanha Janeiro Branco propõe um mês de reflexões sobre a saúde mental.

 

Neste ano, a Unimed VTRP vai fazer parte desta corrente, compartilhando conteúdos especiais sobre o tema. Vamos falar sobre saúde mental e emocional?

 

 

Sabia que o Brasil é o país
mais ansioso do mundo?

 

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) mostram essa realidade. Além disso, somos o segundo País do continente americano em casos de depressão.

 

– A ansiedade atinge cerca de 9,3% da população do Brasil

– Cerca de 5,8% da população brasileira sofre com depressão

– A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo

– Entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais em países de alta renda não recebem tratamento adequado

– Nos países de baixa e média renda, o percentual é ainda maior, ficando entre 76% e 85%

 

Esses dados, por si só, já são alarmantes. Quando olhamos para a realidade envolvendo a pandemia, a situação se mostra ainda mais crítica, pois as estimativas mostra aumenta de 25% nos casos de depressão e ansiedade durante os últimos dois anos.

 

Por isso, falar sobre saúde mental e emocional e, sobretudo, cuidar da própria saúde mental e emocional como um todo são hábitos cada dia mais urgentes.

 

 

Vamos mudar essa realidade?

 

Uma pergunta é muito comum em nossas cabeças: o que fazer para cuidar da sua saúde mental e emocional? Não existe fórmula pronta. Mas existem caminhos.

 

O primeiro passo é entender que ela precisa fazer parte da sua rotina de cuidados diários. Assim como você deve escova os dentes, toma banho e se alimenta, cuidar da saúde emocional deve ser um dos seus hábitos diários.

 

Para lhe ajudar nesta jornada, preparamos cinco dicas essenciais para você dar este importante passo:

 

1 – Torne a tecnologia uma aliada

 

Em excesso, tudo faz mal. Com as telas, não é diferente. Aproveite o início do ano para diminuir o uso dos eletrônicos. Nesta matéria aqui, apresentamos a você o app Bem-Estar Digital. Ele permite que você gerencie a frequência que usa os seus apps, quantas notificações você recebe por dia e com que frequência você verifica o smartphone. Experimente, e use menos o celular!

 

2 – Movimente-se!

 

A endorfina, hormônio liberado após a prática de exercícios físicos, é fundamental para a saúde mental. Ela traz sensação de prazer, satisfação e dever cumprido. Por isso, ao mexer o seu corpo, você também está cuidando da sua mente. Nunca se esqueça: a saúde física está intimamente ligada ao bem-estar emocional.

 

3 – Durma bem

 

Dormir bem é muito importante para a qualidade da saúde mental. Um sono regular ajuda a manter a saúde emocional e evita aquele mau humor característico de quem não dormiu bem à noite. Além disso, desacelerar o corpo e a mente ao menos uma hora antes da hora de dormir pode ajudar a ter uma noite de sono melhor.

 

4 – Desacelere

 

Tire alguns minutos do dia para ler um livro, assistir a filmes ou até mesmo para curtir o ócio, sem fazer nada. O que importa é não se sobrecarregar com notícias e demandas urgentes, principalmente perto da hora de ir dormir. Reservar um tempo para você também é uma atitude de autocuidado.

 

5 – Descasque mais, desembale menos

 

Aproveite as frutas da estação, e seja bastante rigoroso com o seu consumo. Vale a pena! Descascar mais frutas, e desembalar menos alimentos industrializados vai deixar você mais saudável, com mais energia e com menos preguiça. Reserve pelo menos um dia da semana para ir à feira ou ao mercado para comprar frutas e verduras. Um fruta suculenta no meio da manhã e da tarde é o melhor lanche que você pode ter.

 

 

Vídeos para melhorar a rotina!

 

Saúde Emocional é um dos pilares do Movimento Mude1Hábito, iniciativa da Unimed que ajuda as pessoas a encontrarem suas melhores versões. O tema é abordado diariamente pelos especialistas em hábitos saudáveis do Espaço Viver Bem Unimed. Que tal aprender um pouco mais sobre o tema com os nosso profissionais?

 

 

 

 

 

 

 

 

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