Amamentar Talk: Participe do evento online e... Coronavírus, Filhos e Gestação

PCR ou teste rápido: qual a melhor alternativa... #CuidarDeVocê, Coronavírus

Afinal, por que temos alergias? Alimentação Saudável, Coronavírus

Já tenho minha máscara de pano. Como devo higienizá-la em casa?

Item deve ser substituído a cada 2 horas

20 de abril de 2020

duas máscaras coloridas sob o tanque para serem lavadas

As medidas de distanciamento social tem mostrado bons resultados na maior parte do Brasil. Com isso, muitos estados estão afrouxando as regras, permitindo que comércio e outros serviços voltem a atender. Por isso, a partir de agora, o uso das máscaras de pano torna-se fundamental, para proteger a si e às outras pessoas.

Lembre-se: é importante utilizar a máscara de pano nas saídas de casa para ir na farmácia, supermercado, lojas, banco e qualquer local, mesmo que não haja interação com outras pessoas.

Fora de casa, o ideal é trocar a máscara a cada 2 horas, em função da umidade natural do nosso corpo. Mas, depois de uma saída para resolver alguma situação na rua, qual a melhora maneira de higienizar a máscara de pano?

Siga este passo a passo, criado pela Campanha Aliados de Pano, que não tem erro!

  1. Antes de tudo! Lave bem as suas mãos! É o primeiro passo para iniciar o processo.
  2. Remova a máscara pegando pelo elástico ou laço da parte traseira, evitando tocar na parte da frente. Isto é muito importante, pois a parte frontal pode estar contaminada!
  3. Agora, é hora de lavar a máscara. Coloque o item em um balde ou bacia com uma mistura simples de água limpa + água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos.
  4. Esses cálculos são técnicos, mas temos uma sugestão mais simples. A proporção de diluição a ser utilizada pode ser de uma colher de sopa (10 ml) de água sanitária + 500 ml de água potável.
  5. Depois deste molho de 30 minutos, enxague e lave sua máscara de pano com sabão.
  6. Enxague bem!
  7. Agora, é hora de deixar secar.
  8. O último passo é passar o ferro quente e guarde em um saco plástico limpo para a próxima utilização.

Nas primeiras vezes pode ser um pouco trabalhoso… Mas depois que vira hábito, fica bem mais fácil!

Lembre-se: utilizar a máscara é um ato de amor consigo e com o próximo. E este é o principal objetivo da Campanha Aliados de Pano: cuidar e estimular a prevenção nas comunidades dos vales do Taquari e Rio Pardo.

A Campanha Aliados de Pano é uma iniciativa da Unimed VTRP, Univates, Unisc e Prefeitura Municipal de Lajeado, com apoio e adesão de centenas de pessoas.

Categoria: #CuidarDeVocê