Coronavírus: sintomas suspeitos? Fique em casa e ligue para 0800 940 78 00. Clique aqui e saiba mais.

×

Saiba quais são as frutas da primavera Alimentação Saudável

Como armazenar o leite materno? Alimente seu... Filhos e Gestação

Atividade física: leve, moderada ou intensa? Atividade Física

Infectologista da Unimed VTRP dá dicas para se prevenir do Coronavírus

Cooperada da Unimed VTRP, médica infectologista Cristiane Pimentel Hernandez informa quais cuidados devemos tomar no dia a dia

27 de fevereiro de 2020

Imagem mostra médica Cristiane Pimentel em um consultório

_______________________________________________________________

DISQUE CORONAVÍRUS UNIMED – 0800 940 78 00

Com o avanço da pandemia do Coronavírus, as autoridades pedem a todos que evitem aglomerações e idas desnecessárias a emergências e pronto-atendimentos de hospitais. Por isso, criamos o Disque Coronavírus Unimed, um canal especial, específico, para que você possa receber orientações de confiança sem precisar sair de casa.

Você ou alguém da sua família estão com sintomas suspeitos? Ligue o quanto antes para o 0800 940 78 00, e saiba como agir. Os médicos e profissionais de saúde do Disque Coronavírus Unimed lhe dirão qual a melhor conduta a seguir, seja permanecer em casa, entrar em contato com o serviço de Atenção Integral à Saúde Unimed ou, em casos graves, buscar um serviço de saúde.

Clientes que possuem em seu plano acesso ao Unimed Fone também contam com orientações de saúde sem sair de casa. Basta ligar para o 0800 730 04 00, nos mesmos casos do Disque Coronavírus Unimed.

_______________________________________________________________

Atualizado às 16h31 de 16/03/2020

É oficial. O Ministério da Saúde confirmou nessa quarta-feira, 26, o primeiro caso de brasileiro com Coronavírus no País. Na última semana, a doença ganhou proporções mundiais, com casos na Europa e Estados Unidos. Nesta quinta-feira, 27/02, um caso suspeito surgiu em Santa Cruz do Sul. Agora, que a doença está no Brasil (e talvez muito perto de todos nós), como devemos proceder? Quais cuidados devemos tomar? Como acontece o contágio?

Conforme a cooperada da Unimed VTRP, médica infectologista Cristiane Pimentel Hernandez, é importante redobrar a atenção neste momento. “Sabe-se que o vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido então de contato com a boca, nariz ou olhos. Por isso, é fundamental reforçar os hábitos de higiene, como lavagem de mãos, por exemplo”, explica.

Cristiane, que também atua como Coordenadora Médica da área de Atenção à Saúde da Unimed VTRP, lembra que o Coronavírus é uma doença que precisa de atenção, e que, diferente do que algumas pessoas pensam, é bastante distinta de uma gripe comum. “A gripe é causada pelo vírus Influenza, e esta nova doença é causada pelo Coronavírus”, salienta.

Como os casos começam a surgir no Brasil, é importante que todos reforcem os cuidados. Porém, conforme a médica Cristiane, alguns públicos específicos precisam de atenção especial. “Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas ou de base, como diabetes, cardiopatia ou pneumopatias são mais vulneráveis ao Coronavírus. Elas tem potencial de desenvolver casos mais graves da doença”, alerta.

10 DICAS PARA SE PREVINIR EM CASA E NO TRABALHO

Agora que o número de casos suspeitos está aumentando, a médica da Unimed VTRP elenca 10 dicas que devem ser observados por todos para se proteger. São hábitos para se colocar em prática em casa e no trabalho:

1) Evite o contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda

2) Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, use um antisséptico para as mãos

3) Use lenços descartáveis para higiene nasal

4) Cubra o nariz e a boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descarte-o no lixo

5) Higienize as mãos sempre depois que tossir ou espirrar

6) Evite tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas

7) Mantenha ambientes muito bem ventilados

8) Não compartilhe objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres

9) Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência

10) Evite contato com animais selvagens ou doentes

MULTIMÍDIA

FOTO 1

Crédito: Burst/Pexels

Legenda: Lavagem frequente das mãos é hábito importantíssimo para prevenir a propagação do Coronavírus

VÍDEO 1

Título: Coronavírus: como se proteger e proteger a sua família?

Link: https://www.youtube.com/watch?v=AiXtuZ3ZpvU&feature=emb_title

VÍDEO 2

Título: Voltas às aulas e o Coronavírus! Quais cuidados para crianças e adolescentes?

Link: https://www.youtube.com/watch?v=w2AI-Yso2Mw

Categoria: Coronavírus