Câncer de mama: como me prevenir? Saúde do Homem e da Mulher

Diabetes gestacional: como evitar? Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Outubro Rosa: foco na saúde da mulher como um... Saúde do Homem e da Mulher

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um assunto necessário

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência

19 de setembro de 2019

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Nas escolas, segundo dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o acesso de pessoas com deficiência aumentou 381% entre 2003 e 2014. Nesse intervalo, o número de matrículas de pessoas com deficiência saltou de 145.141 para 698.768.

No mercado de trabalho, o desafio para pessoas com deficiência ainda é grande. Por isto, neste 21 de setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, é importante compartilhar histórias inspiradoras, para que que a inclusão se torne cada vez mais uma cultura nas empresas, não é mesmo?

No caso da Unimed VTRP, a Cooperativa Médica mantém as portas abertas para novos talentos. A busca por um ambiente de trabalho que respeite cada vez mais a diversidade, e o estímulo a ações que tornem a sociedade cada vez mais igualitária fazem parte das práticas sustentáveis da Cooperativa Médica.

Uma das ferramentas para chegar lá é o Programa de Diversidade. Ele cria espaços plurais para o desenvolvimento de uma cultura de inovação promovendo a diversidade por meio da inclusão das pessoas, das valorização e da garantia de oportunidades e tratamento igual para todos, abrindo espaço para diferentes habilidades.

Este é o caso da lajeadense Catiucia Hauschild, de 38 anos, que em novembro comemora 8 anos de cooperativa. Ela tem deficiência auditiva e de fala, e conta com auxílio diário de colaboradores que aprenderam a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar melhor com ela e com o mundo.

“Me sinto bem aqui, gosto muito de trabalhar na Unimed porque vejo o empenho diário dos colegas em me entender, ajudar e evoluir. Eles se interessam em aprender de verdade”, reforça.

Além de Catiucia, a Unimed VTRP tem o orgulho de contar com o talento de outras pessoas com deficiência, colocando cada dia mais em prática o Programa Diversidade.

Quer conhecer um pouco mais sobre nossa política de seleção de pessoas? Acesse nosso canal Trabalhe Conosco e fique por dentro.

BENEFÍCIOS PARA QUEM TRABALHA E PARA QUEM CONTRATA

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma via de mão dupla. Os benefícios são percebidos tanto para quem trabalha, quanto para quem contrata. Conforme o site Talento Inlcuir, podemos enxergar assim esta relação:

BENEFÍCIOS PARA QUEM TRABALHA

  • Se integrar melhor à sociedade
  • Ter recursos financeiros próprios para investir em aperfeiçoamento
  • Custear um plano de saúde
  • Ser economicamente ativo
  • Ganhar em qualidade de vida
  • Senso de identidade

BENEFÍCIOS PARA QUEM CONTRATA:

  • Humanização da gestão
  • Eliminação do preconceito
  • Melhoria da acessibilidade
  • Diversidade de pensamento e realidades

Categoria: #CuidarDeVocê