Ouvidoria

5 receitas de lanches rápidos e fáceis para... Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Saúde Emocional

Cuidados com a pele das crianças no sol e no... Atividade Física, Filhos e Gestação

Exercícios além da academia

19 de agosto de 2013

As academias vêm inovando nas modalidades, oferecendo atividades como o TRX, Kettlebell, Cross Fit, Jump, Muay Thai, Kangoo e Pilates. Conforme a educadora física Deise Decker, do Espaço Vida Unimed de Lajeado, esses exercícios promovem um alto gasto calórico. “Cada pessoa deve avaliar com um educador físico qual a melhor modalidade para atender as suas necessidades. O prazer de fazer uma atividade física está diretamente ligado à continuidade do exercício. Se você não gosta, possivelmente não vai praticar por muito tempo. As opções hoje oferecidas nas academias são justamente para agradar os diversos públicos”, revela a educadora.   Blog Unimed VTRP TRX   Quem prefere atividades com músicas tranquilas, que trabalham a flexibilidade, pode optar pelo Pilates. Já aqueles que gostam do agito, o Kangoo é o exercício perfeito, pois alia o emagrecimento com o alívio do estresse. Há também as opções para perder medidas, sendo que neste caso a escolha é por atividades aeróbicas de alta intensidade. A educadora física ainda comenta que essas opções de exercícios são excelentes para gasto de calorias e na perda de peso. “Além disso, melhoram a função cardiorrespiratória e, boa parte dessas atividades, também proporciona definição e força muscular” comenta Deise. Vale lembrar que a orientação para quem deseja ter uma vida saudável é realizar atividade física regularmente. As modalidades TRX, Kettlebell, Cross Fit e Pilates trabalham com ênfase a força e a definição muscular. Já o Jump, Muay Thai e Kangoo trabalham intensamente o condicionamento cardiovascular, proporcionando igualmente o ganho de força muscular. “É importante destacar que as atividades não se substituem, mas se complementam”, frisa.  

Blog Unimed VTRP Alongamento

  Sobrecarga do corpo Mais do que cuidar da saúde, é fundamental ter a consciência de que as atividades físicas podem prejudicar a saúde se forem realizadas de forma incorreta. Problemas na coluna e postura corporal, ou mesmo dores nas articulações podem ocorrer. “Ao invés de trazes benefícios para saúde, acabam gerando o efeito inverso”, destaca a educadora física. Deise ainda ressalta que o ideal é sempre seguir as orientações de um profissional de educação física, que irá prescrever o melhor tipo de treino para a necessidade de cada indivíduo. “É importante destacar que anualmente a saúde deve ser avaliada com um médico, buscando liberação e tranquilidade para praticar os exercícios”, pondera a educadora física.   Blog Unimed VTRP Kangoo   A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a prática semanal de 150 minutos de atividade física, entre exercícios aeróbicos para melhorar a função cardiovascular, exercícios resistidos para a força muscular e alongamentos para desenvolver a flexibilidade. “Dividindo esse tempo, seriam 30 minutos em cinco dias na semana ou 50 minutos durante três vezes na semana”, afirma. Não há contraindicação de realizar exercícios todos os dias. Porém, sobre as atividades de alta intensidade oferecidas nas academias, o ideal é que sejam realizadas no máximo três vezes na semana, para não proporcionar sobrecarga nas articulações. É ainda mais indicado que as modalidades sejam revezadas, com exercícios moderados e intensos.  

Categoria: #CuidarDeVocê