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Evite dores nas costas durante o inverno

15 de junho de 2016

O friozinho está chegando e com ele o desejo de ficar em casa. Com as baixas temperaturas, muitas vezes a vontade de praticar exercícios fica de lado. Para muitas pessoas, o período também é sinônimo de férias e descanso. Algumas famílias aproveitam a época, que também é de férias escolares, para viajar. Porém, permanecer sentado em longas viagens pode causar dores na coluna lombar, podendo prejudicar os momentos inesquecíveis do passeio. Isso ocorre porque a posição sentada é a que mais sobrecarrega os discos intervertebrais (que confere rigidez e flexibilidade à coluna, na qual é necessário para o suporte de peso, movimentação do tronco e ajuste de posição indispensável para equilíbrio e postura).   Blog Unimed VTRP Cuidados Inverno Dores   O maior problema está na postura inadequada. Por isso, é recomendado parar a cada duas horas para movimentar a musculatura das costas e manter a posição ereta. Pessoas sedentárias, idosos e mulheres após a menopausa possuem uma tendência maior de sentirem dores durante viagens longas. Além disso, as dores podem ser agravadas em virtude das baixas temperaturas. Nestes casos, vale a prevenção! Vai viajar de carro ou moto? Se possível, a cada duas horas, pare o veículo, caminhe, faça alongamentos. Após alguns minutos de descanso volte à estrada. Se o passeio inclui viagens de avião, o ideal é levantar-se e andar pelo corredor sempre que possível. Estes pequenos passos já são suficientes para evitar as dores.   Blog Unimed VTRP Cuidado inverno alongamento   Inverno ativo e com mais disposição! Quem sofre de algum problema nas costas deve ficar mais atento no frio e tomar alguns cuidados especiais. Isso porque as dores tendem a ser mais frequentes nesta época do ano. Buscando se aquecer, a pessoa fica mais encolhida, o que acaba deixando os músculos retraídos. Para evitar as dores, separamos algumas dicas preventivas e que ajudam a proteger a coluna. A principal delas é se exercitar. Confira:   Blog Unimed VTRP movimente-se no inverno   Alongamento: fazer um bom alongamento é importante. Alongar antes de dormir ou quando passar muito tempo sentado na frente do computador, por exemplo, é recomendado para prevenir dores lombares. Aquecimento: é necessário antes de qualquer atividade física, principalmente das que exigem movimentos da articulação da coluna. Faça movimentos com a coluna, quadril e aqueça músculos lombares e abdominais. Postura: esse deve ser o item mais difícil para a maioria das pessoas. Prestar atenção e corrigir a postura no dia-a-dia previne dores na coluna, causadas por desvios posturais. Fortaleça o abdômen: o abdômen é um dos principais protetores da região lombar. Por isso, faça exercícios abdominais com frequência e contraia os músculos abdominais durante todos os exercícios.   Blog Unimed VTRP Cuidados Inverno Fortalecimento abdomen   Existem inúmeras razões que levam ao desenvolvimento de problemas na coluna, desde um desvio postural, um desequilíbrio muscular, um esforço repetitivo, entre outros. Caso aconteça com você o melhor a fazer é procurar um médico especialista. Mantenha o corpo aquecido durante os dias mais gelados, em especial as extremidades e o pescoço, pois abaixa temperatura pode causar torcicolo e provocar contraturas musculares. Aposte nos chás termogênicos (gengibre, canela, chá verde). Sopas e caldos também são indicados. Se a dor for frequente, fale com seu médico. Ele pode indicar a melhor medicação e, em alguns casos, um tratamento com RPG (reeducação postural global) e fisioterapia.  

Categoria: #CuidarDeVocê