Ouvidoria   

Escola pública sem salas, turmas ou séries

23 de janeiro de 2015

  O Brasil experimenta um tipo de escola inovadora. Nada de séries, salas de aulas com carteiras em filas e crianças caminhando ordenadamente pelo espaço comum. O Gente – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias – na escola Municipal André Urani abrange cerca de 180 crianças. Os alunos que estariam entre o 7º e 9º anos serão agrupados em equipes de seis pessoas, chamadas de “famílias”, independentemente de sua série de origem. A formação das famílias ocorre em parte por afinidade, a partir da escolha dos próprios membros, e em parte a pelo diagnóstico de habilidades ao qual os alunos se submeterão no início do ano letivo.   Gente escola pública blog unimed vtrp 1   Cada aluno tem um itinerário de aprendizado pessoal, que funciona como uma espécie de playlist, só que em vez de músicas, estarão os pontos que ele precisa aprender ou desenvolver. O próprio aluno vai escolher como quer absorver o conteúdo – através de videoaulas, leituras, atividades individuais ou em grupo. Eles também term acesso a tablets e netbooks para que possam ir e vir com mais facilidade pelos ambientes da escola. As avaliações acontecem de 3 formas – diagnóstico, feito no início de cada ano; somativa através de grupos de estudos; e por competências, que podem ser pessoal, relacional, cognitiva e produtiva.   Gente escola pública blog unimed vtrp 2   Os professores também possuem um novo papel no projeto Gente. Deixa de ser um transmissor do conhecimento para ser um facilitador, um motivador, um arquiteto da aprendizagem, que garante que todos os alunos estão trabalhando e aprendendo. Essa proposta de ensino foi idealizada pela Secretaria Municipal de Educação – SME do Rio de Janeiro e surgiu a partir de estudos feitos em escolas internacionais de caráter inovador, voltados para o futuro. Fica aí o exemplo pra ser replicado em todo o Brasil.  

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Categoria: #CuidarDeVocê