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Dicas para uma boa noite de sono

20 de maio de 2015

Nada melhor do que chegar em casa depois de um longo dia, dormir profundamente e acordar renovado no dia seguinte. Mas o sono não assume apenas esse papel revigorante – ele tem diversas outras funções essenciais para o nosso organismo. O sono está relacionado com a manutenção e conservação de energia, amadurecimento do sistema nervoso central, fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória e do aprendizado. E tudo isso sem falar no poder de relaxamento e descanso da musculatura. Mas de vez em quando o despertador toca e bate aquela vontade de ficar na cama mais uns cinco minutinhos… Este dilema é vivido muitas vezes por nosso corpo, principalmente quando nossa mente sabe da necessidade acordar cedo. Quem não pode ficar mais na cama, acaba levantando e geralmente fica com sono boa parte da manhã.   Blog Unimed VTRP Dicas para dormir bem   Mas você sabe por que isso acontece? Na maioria das vezes, a dificuldade em acordar bem disposto vem da privação do sono. Segundo especialistas, no começo do século XX, a média de sono de uma pessoa era de nove horas por noite. Hoje, com a facilidade de acesso à televisão e aos meios eletrônicos, sem falar da rotina atribulada, esta média está menor do que sete horas. Porém, esse não é o único fator que interfere no sono. Os médicos explicam que existem aspectos genéticos que influenciam no sono elevado ou reduzido, sem falar de pessoas que têm tendência para acordar e dormir muito tarde ou mesmo muito cedo. De qualquer forma, ter o sono atrasado pode ser bastante prejudicial ao rendimento da pessoa nos seus afazeres cotidianos e também à saúde. A memória, o humor e a atenção podem ser prejudicadas, sem falar na sonolência ao longo do dia. Para tornar a tarefa de acordar cedo mais fácil, seguem algumas estratégias que podem te ajudar a ter o pique em alta logo de manhã.   Blog Unimed VTRP Cuidados para dormir melhor   Tenha horários constantes O corpo pode não ser exato, mas ele é regido por um ciclo chamado circadiano, expressão que significa “cerca de um dia”. Isso acontece porque o organismo gerencia suas funções para que ocorram sempre em 24 horas, mais ou menos, obedecendo a duração do dia. Esse é o chamado relógio biológico. Portanto, manter uma hora certa para dormir e acordar ajuda a regular um pouco mais esse nosso cronograma interno. Ao dormir mais tarde, você atrasa o relógio e volta a não conseguir acordar cedo. É claro que não é preciso ser sempre pontual, mas manter uma rotina faz parte da higiene do sono e ensina o corpo a ter uma frequência.   Use e abuse da luz Um dos reguladores do ciclo circadiano é a luz, já que o corpo tem funções diferentes à noite e durante o dia. Portanto, o sol é um excelente indicador para o corpo que está na hora de acordar. Abrir a janela de manhã é uma excelente maneira de dizer para o organismo que já é dia.   Relaxe antes de dormir As vovós viviam dizendo aos netos para pararem um pouco de brincar na hora de dormir. E elas estavam certas! O mais indicado é não fazer atividades estimulantes, principalmente no caso dos adultos. Trabalhar, por exemplo, excita a mente, principalmente ficar pensando no que precisa ser feito no dia seguinte. Portanto, relaxe e deixe o corpo descansar.   Blog Unimed VTRP Dicas para uma boa noite de sono   Não fique enrolando na cama Cama é um lugar para dormir. No máximo, fazer uma leitura, que é uma atividade relaxante. Portanto, ao enrolar na cama, você tira a sensação que lá é um local de dormir, o que pode dificultar a chegada do sono à noite. Seu organismo deve reconhecer que a cama é um local de repouso e relaxamento, portanto, jogar videogame ou assistir televisão na cama também não são atividades recomendadas.   Resista ao botão soneca Você pode achar que está enganando o despertador, mas é o seu corpo que é feito de bobo ao apertar o botão “soneca” do relógio. Pode fazer mal, porque o sono fica fracionado e acabamos dizendo ao corpo que ele pode dormir assim, o que não é certo. O ideal é acordar assim que o despertador toca, e não ficar barganhando mais uns minutinhos.   Mantenha o olho vivo no cardápio Os alimentos também influenciam no sono, e sábio foi quem percebeu que o café ajuda a espantar a sonolência. A bebida é rica em cafeína, substância que é estimulante. Por isso, alguns alimentos fontes desse micronutriente devem ser evitados à noite, como café, chá preto, chá verde e chocolate. Estes, porém, podem ser consumidos pela manhã.   Consulte um especialista Se mesmo com todas essas dicas, está difícil conseguir acordar cedo e com disposição, talvez esteja na hora de buscar ajuda profissional. Se isso atrapalha a sua vida é importante uma orientação, a fim de estimular a melatonina, hormônio que é extremamente ligado ao sono.  

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