Diabetes gestacional: como evitar? Pais e filhos

Outubro Rosa: foco na saúde da mulher como um... Unimed VTRP

Sabia que rir pode ser um santo remédio? Saúde Emocional

Dia do Idoso: 6 dicas para comemorar a vida com saúde!

Até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5% no Brasil

01 de outubro de 2019

Neste 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso. A data foi escolhida devido à criação do Estatuto do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Não é segredo para ninguém: a população brasileira está em trajetória de envelhecimento. Até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%.

Ou seja, 1 em cada 4 brasileiros será idoso. É o que aponta projeção divulgada em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por isso, se você já está na maturidade, ou ainda está chegando lá, fique ligado. Os cuidados com a saúde devem acontecer em todas as fases da vida, mas conforme o tempo passa, precisamos estar cada vez mais atentos.

Separamos seis dicas para que todos possam comemorar a maturidade – e a vida! – com muita saúde:

  • Busque uma atitude positiva diante da vida, com foco nas conquistas, projetos e expectativas. Planeje a semana, o mês e o ano. Isso te ajuda a enxergar metas a curto, médio e longo prazo. E podem ser metas simples, como “caminhar 30 minutos todos os dias”, “aprender uma nova língua” ou “fazer yoga”. Planeje, e faça!
  • Mantenha-se atento à sua saúde. Uma atitude fundamental é sempre estar com as consultas médicas necessárias em dia, o uso correto dos medicamentos prescritos pelo seu médico, a exposição adequada ao sol e cuidando da saúde bucal. Cuide-se, sempre!
  • Conforme suas possibilidades, conserve uma vida sexual ativa e segura. Procure apoio do seu médico ao sinal de alterações, lembrando que, com o processo de envelhecimento, algumas mudanças físicas são comuns tanto para os homens como para as mulheres.
  • Seja ativo! A atividade física é a base de uma maturidade saudável. O exercício físico regular melhora o controle glicêmico, diminui os fatores de risco para infarto e derrame, contribui para a perda de peso e melhora o bem-estar. Ou seja, melhora muito sua qualidade de vida.
  • Cuide da saúde financeira e do equilíbrio do orçamento doméstico. Seja escrevendo em um caderno, alimentando uma planilha no computador ou um aplicativo no celular. Controle seus gastos e recursos. Isso é fundamental para uma vida mais tranquila.
  • Por fim, cultive a sua espiritualidade. A espiritualidade é um poderoso fator de suporte para enfrentar desafios, frustrações e sofrimentos. O cultivo de sentimentos amorosos, calorosos e próximos para com os outros ajuda a diminuir temores e inseguranças, auxiliando no enfrentamento dos obstáculos da vida.

BÔNUS: 6 atitudes para manter-se bem e saudável depois dos 60!

Encare a maturidade e a velhice como um processo natural e positivo, afinal, fazer de cada fase o melhor depende exclusivamente de você.

Procure manter um bom relacionamento com amigos, familiares e colegas. Descobrir novas atividades ou continuar trabalhando são formas que ajudam a se sentir integrado à sociedade e a evitar o tédio e a baixa autoestima.

Leve a sério as recomendações de praticar atividades físicas. Essa atitude ajuda a diminuir o declínio funcional e a perda de massa óssea. Exercícios físicos regulares também ajudam na prevenção de quedas.

Se está aposentado, procure não ficar sem atividades. Coloque em prática um hobby deixado de lado por falta de tempo, realize um antigo sonho que foi deixado para trás, descubra novas aptidões e, se desejar, aprenda uma nova profissão.

Adote cuidados preventivos para manter boa condição de saúde em todas as fases da vida – fique atento à alimentação, exercite-se com frequência, mantenha as consultas médicas em dia, use corretamente os medicamentos prescritos pelo seu médico, exponha-se de forma adequada ao sol e cuide da saúde bucal.

Conserve uma vida sexual ativa e segura, procurando apoio do seu médico ao sinal de alterações, lembrando que, com o processo de envelhecimento, algumas mudanças físicas são comuns tanto para os homens como para as mulheres.

Categoria: Unimed VTRP