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Cuidados para evitar dores nos joelhos

13 de julho de 2015

Os joelhos são considerados a maior articulação do corpo humano. Eles são divididos em duas articulações distintas: uma entre o fêmur e a tíbia, e outra entre o fêmur e a patela. Responsáveis por aguentar todo o peso corporal quando andamos e corremos, eles são uma estrutura de absorção de carga e energia. Portanto, eles precisam ser tratados com cuidado, para evitar lesões. A principal forma de evitar complicações nos joelhos é movimentar-se, já que o sedentarismo é uma da maiores causas de problemas nessas articulações. Ficar muito tempo sentado leva ao enfraquecimento da musculatura, que deve ser fortalecida para sustentar a maior articulação de nosso corpo. Portanto, invista na prática de atividades físicas. Porém, assim como é importante colocar o corpo em movimento, praticar exercícios de forma incorreta pode causar mais problemas e agravar lesões já existentes. Agachamentos realizados de maneira errada ou exercícios que utilizam muita carga podem ser prejudiciais. Logo, o melhor a ser feito é procurar a orientação de um profissional, que irá instruí-lo sobre a forma mais correta de realizar o exercício. Mais do que colocar o corpo em forma, a prática de exercícios evita o sobrepeso, outro fator que contribui para dores e lesões nos joelhos. Os idosos também precisam ter atenção especial com esta articulação, principalmente durante a prática de exercícios: ela deve ser feita sempre com acompanhamento profissional, com pouco ou quase nenhum peso. O peso é outro fator que merece atenção. Ao carregar materiais pesados, evite dobrar o tronco. Nestes casos, flexione os joelhos. O mesmo movimento deve ser feito ao pegar alguma coisa do chão. Segundo os especialistas, a flexão desta articulação diminui o impacto, evitando lesões posteriores.   Blog Unimed VTRP Cuidados Joelhos   A importância do calçado ideal As mulheres precisam ter um cuidado extra com os joelhos, pois o uso constante de salto alto pode ser prejudicial à saúde. O uso constante do salto alto altera o centro de gravidade do corpo e obriga a mulher a colocar o joelho para dentro, o que pode comprometer e causar problemas na articulação. Por outro lado, calçados retos demais, como chinelos e sandálias rasteiras, também podem causar lesões, pois recebem todo o impacto do solo e, assim, predispõem a cartilagem ao desgaste. Portanto, o sapato ideal é aquele que possui um pequeno salto ou salto do tipo anabela. Outra opção, a mais adequada segundo os profissionais da área, é o tênis, pois amortece e estabiliza os movimentos. Ainda de acordo com especialistas, o cuidado com os joelhos deve ser redobrado, pois, com o passar dos anos, tendemos a perder fibra muscular, o que acarreta perda de força nos músculos e massa óssea. Essas perdas acontecem com pessoas de ambos os sexos, mas são mais intensas no caso das mulheres. Por isso, o cuidado com os joelhos deve ser constante.   Blog Unimed VTRP Cuidados com o Joelho Alongamento   Como escolher as atividades adequadas Quem deseja praticar alguma atividade física, mas com pouco impacto nos joelhos, pode optar pela hidroginástica ou mesmo a natação. Mesmo não forçando essas articulações, o movimento de flexão e extensão do joelho é necessário para vencer a força da água e se movimentar dentro dela. Realize-os de forma correta e com acompanhamento de profissionais. Outros exercícios podem ser realizados fora da piscina. Os mais seguros são os que fortalecem os músculos da parte anterior e posterior da coxa, e que não envolvem o movimento do joelho, como exercícios de elevação da perna estendida. Exercícios apenas de contração dos músculos, feitos sem dobrar os joelhos, também são boas opções. Exercícios com pequenos ângulos de movimentação do joelho podem ser realizados sempre com supervisão de profissionais. A musculação também pode ser realizada para quem deseja fortalecer as articulações dos joelhos, desde que seja feita com atenção de um profissional capacitado, que vai avaliar e acompanhar as atividades. É importante lembrar que a prática de exercícios físicos e o uso de calçados adequados ajudam a prevenir problemas, mas, ao sentir dores ou qualquer tipo de incômodo, um especialista deve ser procurado para que o tratamento adequado seja desenvolvido. A reabilitação pode envolver bolas, aparelhos de ginástica e outras atividades.   Blog Unimed VTRP Cuidados saltos joelhos   Atenção redobrada! Para dores leves e recentes no joelho:

  • Descanse e evite atividades que possam agravar a dor no joelho, principalmente atividades de sustentação de peso;
  • No primeiro dia aplique gelo por 15 minutos a cada hora. Após, aplique pelo menos quatro vezes ao dia;
  • Mantenha o joelho levantado o máximo possível para reduzir o inchaço;
  • Utilize uma atadura elástica ou uma capa elástica, que pode ser adquirida em farmácias e drogarias. Isso poderá reduzir o inchaço e servir de apoio;
  • Durma com um travesseiro embaixo ou entre os joelhos.

  Blog Unimed VTRP Cuidados Exercicios Joelho   Para dores no joelho associadas ao uso excessivo das articulações ou atividade física:

  • Alongue os músculos das pernas;
  • Evite correr em declives – prefira andar;
  • Troque a corrida por pedaladas de bicicleta ou natação;
  • Reduza a quantidade de exercício que você faz;
  • Corra em lugares planos, com superfície macia, como uma pista de atletismo;
  • Perca peso. Cada quilo acima de seu peso ideal exerce cerca de 2,26 kg de pressão extra na patela ao subir e descer escadas;
  • Caso tenha pé chato, experimente utilizar palmilhas especiais e arcos de apoio (órtese);
  • Certifique-se de que seus calçados de corrida estejam em boas condições, no tamanho adequado, e possuam um bom sistema de amortecimento;
  • Se as dores persistirem, consulte um médico.

 

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