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Consumo regular de frutas previne doenças

18 de maio de 2015

Que as frutas devem fazer parte do nosso cotidiano e de uma alimentação equilibrada, isso todo mundo sabe. Porém, quanto maior a variedade delas, melhor para a nossa saúde, uma vez que suas diferentes cores garantem uma quantidade maior de fitoquímicos, elementos que fazem bem para nosso organismo. Como possuem vitaminas e minerais em diferentes quantidades, as frutas garantem efeitos específicos em alguns casos, o que as tornam muito importantes para o dia a dia. Recomenda-se consumir de três a cinco porções diárias a fim de obter a quantidade de nutrientes e fibras que o organismo necessita. Mas você sabia que determinadas frutas podem prevenir doenças? O consumo regular traz mais benefícios do que conhecemos. Já que elas não devem sair do nosso cardápio, saiba quais você não pode deixar de fora. É fundamental também a busca por um médico especializado ou mesmo uma nutricionistas para indicar os melhores horários de consumo e associações.   Blog Unimed VTRP Frutas Prevenção   Maçã oferece saciedade Nosso organismo precisa consumir alimentos a cada três horas. E as frutas são grandes aliados nesses momentos. Quem sente aquela fome, pode optar por consumir uma maçã, que também tem a presença de pectina, um tipo de fibra solúvel que retarda a vontade de comer. Há também o potássio, que elimina o sódio extra do corpo, reduzindo a retenção de líquidos e o inchaço.   Abacate reduz o colesterol A gordura monoinsaturada é considerada uma amiga do nosso organismo, e ela está presente no abacate. Quando consumida de forma regular, ajuda a reduzir os níveis de colesterol total e eleva os níveis de HDL, chamado de colesterol bom. Porém, vale lembrar que esta fruta é bastante calórica e não deve ser consumida com açúcar para se obter os benefícios.   Blog Unimed VTRP Frutas saúde e prevenção   Banana diminui a queimação A banana, principalmente a verde, possui determinadas substâncias que protegem as paredes estomacais, já que possui um flavonoide conhecido como leucocianidina. Além disso, ainda enquanto verde, possui mais amido, que é digerido primeiramente na boca, fazendo com que o estômago produza menos ácido para efetuar a digestão.   Limão protege artérias Os maiores benefícios do limão estão voltados para a saúde do coração. Mas quem possui alta glicose no sangue também pode consumi-lo. A alta concentração de ácido nicotínico nesta fruta protege as artérias, prevenindo problemas cardiovasculares além de diminuir a viscosidade do sangue, deixando-o fluir melhor pelo nosso corpo.   Acerola aumenta a imunidade Embora a grande maioria das pessoas acredite que a maior fonte de vitamina C seja a laranja, a acerola ganha este posto, com 104 mg em cada fruta. Este nutriente é muito importante para o sistema imunológico, pois produz as células de defesa do organismo, além de modular o funcionamento da nossa proteção natural.   Blog Unimed VTRP alimentação saúde e prevenção   Morango blinda o coração Assim como o mirtilo, os morangos são fonte de antocianina, presente em quase todas as frutas de coloração vermelha e azul. Esta substância, quando consumida regularmente, é capaz de blindar o coração, reduzindo os níveis de problemas cardíacos. A fruta também ajuda a reduzir a pressão graças à procianidina.   Uva protege o envelhecimento celular Os antioxidantes são compostos necessários para neutralizar os radicais livres, evitando que reajam com alguma célula e as destruam. Este composto está presente nas uvas, uma fruta que tem uma quantidade elevada desta substância na casca e na semente. Ela é considerada 20 vezes mais potente que a vitamina C e 50 vezes mais que a vitamina E.  

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