Ouvidoria   

5 receitas de lanches rápidos e fáceis para... Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Saúde Emocional

Cuidados com a pele das crianças no sol e no... Atividade Física, Filhos e Gestação

Consciência Negra: O que é importante você saber!

Dia Nacional da Consciência Negra  aponta caminhos para uma sociedade mais justa e igualitária. Veja dicas de filme para aprender mais sobre o assunto.

19 de novembro de 2021

Neste dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra e a data foi escolhida porque no ano de 1695 morria Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A data dedica-se a um momento de conscientização sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. 

O Dia da Consciência Negra não é meramente de comemoração, é momento de muita luta e reflexão para apontar caminhos para uma sociedade mais justa e igualitária. 

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. 

Embora o racismo seja considerado crime, ele se apresenta de maneira estrutural (quando a sociedade é estruturada de forma a discriminar e privilegiar determinado grupo em detrimento de outro) e institucional (discriminação racial estruturada em ambientes corporativos e públicos). 

A cultura, por meio do cinema, da televisão, da música e das artes em geral, tem um importante papel de conscientização e informação. Diante disso, separamos uma lista de filmes e séries que abordam a temática do racismo.  

Abaixo de cada título você encontra uma descrição do filme, os conceitos abordados e a plataforma de streaming no qual ele se encontra disponível. 

10 Filmes sobre racismo

1. Casa de antiguidades (2020)

O filme conta a história de Cristovam, vaqueiro que sai do interior do Brasil e vai para a região Sul em busca de melhores condições de trabalho. O contraste cultural e étnico da nova moradia em relação à sua terra natal faz com que inicie um processo de ressignificação para enfrentar o presente.  

Conceitos-chave: construção social da identidade, racismo, solidão, lugar de fala, resiliência. 

2. Estrelas Além do tempo (2017)

O filme retrata os Estados Unidos durante a Guerra Fria, onde uma equipe formada exclusivamente por mulheres negras prova serem fundamentais para a vitória dos EUA.  

Conceitos-chave: racismo, estereótipos. 

3. Green book (2018)

O filme, baseado numa história real, retrata a região Sul dos Estados Unidos nos anos 60, que possuía uma lista de hotéis que aceitavam hóspedes negros. Conta a história de um conceituado pianista, que contrata um motorista para levá-lo a uma turnê marcada pelo Sul dos Estados Unidos.  

Conceitos-chave: preconceito, racismo, violência, branquitude, ressignificação e inclusão. 

4. Infiltrado na Klan (2018)

O filme conta a história de um policial negro do Colorado, infiltrado na Ku Klux Klan local. Depois de meses de investigação, o policial fica próximo do líder da seita, responsável por crimes de ódio orquestrados pelos racistas.  

Conceitos-chave: racismo estrutural, institucional e violência. 

5. Minha História (2020)

Neste documentário intimista, Michelle Obama, a ex-primeira dama dos EUA, abre-nos as portas para um olhar sobre a sua vida, as suas esperanças e os seus laços.  

Conceitos-chave: estereótipo, lugar de fala, privilégio, igualdade de direitos, identidade. 

6. Moonlight: sob a luz do luar (2016)

Uma história de ligações humanas e auto-descoberta, o relato da vida de um jovem americano negro desde a sua infância até à idade adulta, acompanhando a sua luta por encontrar um lugar no mundo à medida que cresce num bairro empobrecido de Miami. 

Conceitos-chave: bullying, construção da identidade, marginalização, violência, interseccionalidade e autoconhecimento.

7. A 13º emenda (2016)

Neste documentário provocador, académicos, ativistas e políticos analisam a criminalização dos afro-americanos na situação atual do sistema prisional dos EUA. 

Conceitos-chave: equidade de direitos, liberdade, igualdade.

8. What Happend Miss Simone (2015)

Este documentário conta a vida da cantora, pianista e ativista pelos direitos civis, Nina Simone. Mergulhe na história de um dos maiores nomes da música!  

Conceitos-chave: protagonismo feminino negro, resiliência, racismo.

9. Corra (2017)

O filme conta a história de Chris e a sua namorada, Rose, que chegaram ao ponto da relação em que se apresenta a família. Ela o convida  passar o fim de semana na casa dos seus pais, Missy e Dean. À primeira vista, Chris vê o comportamento excessivamente condescendente da família como tentativas nervosas de lidar com o relacionamento inter-racial da filha, mas com o avançar do fim de semana, uma série de descobertas levam-no a uma verdade que ele nunca poderia imaginar. 

Conceitos-chave: preconceito, privilégio e racismo.

10. Fruitvale Station: A última parada (2013)

O filme conta a história de Oscar, jovem que passou um tempo na prisão e agora, tenta se reerguer para sustentar a namorada e a filha deles. 

Conceitos-chave: igualdade de direitos, preconceito, estereótipo e resiliência. 

10 Séries e minisséries sobre a Consciência Negra 

1. Cara Gente Branca 

A série retrata as vivências de jovens negros americanos ao ingressar nas mais refinadas faculdades americanas. 

2. Olhos que condenam 

A minisérie conta a história de cinco jovens negros que foram injustamente acusados de estuprar uma mulher no Central Park.  

3. Homecoming: De Volta à Pátria 

Série de suspense psicológico, baseado no podcast Gimlet Media homônimo criado por Eli Horowitz e Micah Bloomberg. 

4. Brooklyn 99 

A série conta a história de um detetive “Jake Peralta” que tem sua vida mudada com a chegada do novo capitão no comando de seu esquadrão. 

5. Watchmen 

A série conta a história de um detetive que usa identidade secreta para investigar um grupo antigo de supremacistas brancos, conhecido como a Sétima Kavalaria. 

6. Atlanta 

Earnest Earn Marks sai da faculdade para virar o agente da carreira de súbito sucesso de seu primo. Porém, os dois discordam em diversos pontos sobre a divisão entre arte e entretenimento no hip-hop. 

7. Lovecraft Country 

Na década de 1950, nos Estados Unidos, Atticus Black se junta a sua amiga Letitia e seu tio George em uma viagem em busca de seu pai desaparecido no sul do país sob forte segregação racial. 

8. Irmandade 

A série conta a história de Cristina, advogada que enfrenta um dilema moral ao descobrir que seu irmão é o líder de uma facção criminosa.  

9. A vida e a História de Madam C.J.Walker 

A série conta a história de “Madam Walker”, mulher negra americana que luta contra a pobreza e adversidades da vida para se tornar uma empresária de sucesso.  

10. Pequenos Incêndios por Toda Parte (Little Fires Everywhere) 
 
Em Little Fires Everywhere, um encontro entre duas famílias completamente diferentes vai afetar a vida de todos. A dona de casa perfeita aluga a casa de hóspedes a uma artista solteira e enigmática que se muda com sua filha adolescente. Entretanto, ela carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada. 

Por que estamos falando sobre Consciência Negra?

  • A cada 100 pessoas brasileiras, 56 são negras. No entanto, estão em apenas 5 das 100 posições de lideranças das 500 maiores empresas do Brasil. 
  • 47% das pessoas negras não sentem que pertencem ao ambiente em que trabalham. E 60% relatam já ter vivido discriminação racial no trabalho. 
  • 8 em cada 10 empresas brasileiras diz que “não possui medidas para incentivar e ampliar a presença de negros em cargos de Supervisão, Gerência e Quadro Executivo.  

Trabalhar para a correção dessas desproporcionalidades é nosso objetivo enquanto empresa, mas para que cheguemos até lá, precisamos falar muito sobre essa pauta.

É como montar um quebra-cabeça com muitas peças, que vão desde a abertura de vagas, planos de cargos e salários equitativos, recrutamento e seleção de profissionais negros até o investimento em desenvolvimento de habilidades e competências dentro do sistema corporativo.  

Fonte: ¹IBGE/PNAD, ²Instituto Ethos, Instituto Guetto e Indeed 

Categoria: Diversidade