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Conheça os benefícios das frutas de inverno

05 de maio de 2016

Chega a época do inverno e a vontade de comer doces e guloseimas aumenta. Os chocolates estão por todos os lados – nos bolos, mousses, chocolates quentes, fondues. Uma forma de diminuir o ritmo do consumo de calorias e associar todas as delícias de inverno a uma dieta balanceada é adicionar frutas da estação aos populares doces. No Brasil, as frutas típicas dos meses mais frios são morango, tangerina e pera. Além de renderem boas receitas, frutas da estação costumam custar menos nas gôndolas e prateleiras.  

Morango fruta inverno blog unimed vtrp

  Morango O morango, fruta vermelha que só de pensar dá água na boca, é muito: rico em minerais, vitaminas e fibras, além de tudo bom para o desenvolvimento do sistema nervoso, para o cérebro e para a memória, graças a uma substância chamada fisetina. Com apenas 32 calorias a cada 100 gramas, o morango é ótima pedida para quem está de dieta. Até suas folhinhas devem ser aproveitadas: usadas para fazer chás, atuam como diuréticos e ajudam a purificar o sangue. Dica: coma os morangos, preferencialmente, inteiros, sem cortar ou picar muito, pois os antioxidantes da fruta se perdem quando em contato com o ar. Da mesma forma, quando for fazer um suco no liquidificador, evite bater por muito tempo, pois assim as vitaminas são preservadas – e sua saúde também.  

Bergamota Tangerina Mexirica fruta inverno blog unimed vtrp

  Tangerina Mexerica, bergamota, tangerina, seja qual for o nome escolhido, pode comer que faz bem. Assim como o morango, a tangerina possui grande quantidade de vitamina C, que estabiliza a estrutura do colágeno e neutraliza os radicais livres, preservando a elasticidade, a firmeza e a resistência da pele, além de prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce. Não muito calórica (aproximadamente 40 calorias por 100 gramas), a fruta de aroma marcante possui um bom efeito diurético, pois é rica também em fibras – quando ingerida com o bagaço, facilita a formação de resíduos que melhoram o funcionamento do intestino. Dica: para quem faz dieta para emagrecer, comer uma tangerina dez minutos antes das refeições é uma boa – ela evita que os alimentos sejam transformados em glicose, ajudando a manter o peso.  

pera fruta inverno blog unimed vtrp

  Pera Assim como a tangerina, a pera é uma fruta rica em vitaminas A, C e do complexo B, com concentração de minerais como potássio, silício, ferro, magnésio, enxofre, fósforo e cálcio. É indicada para diabéticos e para quem faz dieta, pois o consumo da fruta ajuda a emagrecer mais rápido e a perder barriga (por ser muito rica em fibras insolúveis, que ajudam na sensação de saciedade e regularizam o ciclo intestinal). Além do mais, também é uma fruta que pode ser comida sem grandes preocupações: um pouco mais calórica que a tangerina, possui cerca de 56 calorias a cada 100 gramas. Dica: a pera é uma fruta ótima para sobremesas, tortas, compotas, cremes, etc, e cai muito bem como acompanhamento de queijos picantes e de sabor forte. Aliás, um chutney de pera para acompanhar o Queijos & Vinhos é uma boa pedida! E, para não escurecer depois de cortada, esprema um pouco de limão por cima da fruta.   Com informações via Snackfrutas  

Categoria: #CuidarDeVocê