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Concentração e memória afiadas com dicas simples

12 de janeiro de 2016

Estar conectado e saber tudo o que se passa no mundo com apenas um clique ou um toque na tela do celular. Os avanços tecnológicos trouxeram diversos benefícios para o nosso cotidiano, não podemos negar. Porém, a relação de dependência com a tecnologia pode afetar a concentração e o desempenho de muitas pessoas, seja no trabalho, na escola ou em outras atividades que requerem atenção. Segundo uma especialista ouvida pelo Wall Street Journal, demoramos cerca de 23 minutos para voltar à nossa tarefa original após navegarmos pelas ondas da internet. Essas distrações causam um enorme prejuízo de tempo e energia.   Blog Unimed VTRP Ambiente de trabalho   Mas afinal, com tantos apelos tecnológicos, como manter a concentração? Algumas atitudes simples auxiliar neste processo. Confira dicas importantes: – Escute música: além de bloquear ruídos do ambiente, ouvir música pode ajudar a trazer relaxamento e concentração. É melhor ouvir um repertório que você já conheça. Isso porque o seu cérebro pode se distrair tentando avaliar uma música totalmente nova. Antes de montar a sua playlist, vale outro cuidado: não escolha nada que você adore ou deteste, pois sentimentos excessivamente positivos ou negativos passados pela “trilha sonora” tiram o foco do trabalho; – Alimente-se corretamente: ter sempre algo no estômago é essencial para manter a concentração nos estudos. Um suco ou uma fruta entre as principais refeições são boas dicas. O importante é fornecer ao seu organismo energia suficiente para o trabalho. Água também é essencial para manter o cérebro em pleno funcionamento; – Faça exercícios físicos: movimentar o corpo regularmente não é importante apenas para ter uma vida mais longa e saudável. A prática de atividades físicas pode desenvolver partes importantes do cérebro, ligadas à atenção e à memória;   Blog Unimed VTRP Concentração no trabalho   – Inclua a meditação na rotina: com um dia a dia atribulado, dificilmente há tempo para desligar-se de tudo e relaxar. Ainda assim, separar alguns minutos do dia para meditar pode auxiliar na capacidade de fixar atenção. O ato de esvaziar a mente e respirar profundamente favorece memória e facilita a tomada de decisões; – Durma bem: pessoas que dormem, pelo menos, sete horas por noite têm atividade cerebral significativamente superior àquelas que passam menos tempo na cama, conforme aponta o médico norte-americano Daniel Amen à revista Men’s Health. Da mesma forma, tirar sonecas também pode ajudar na concentração durante o dia. Segundo um estudo conduzido por pesquisadores australianos, jovens adultos que dormem por 90 minutos depois do almoço experimentaram ganhos em memória e capacidade de aprendizado; – Escreva à mão: com a inclusão da da tecnologia, muitas pessoas esqueceram o papel e a caneta. Porém, existe uma grande vantagem em anotar as ideias usando o velho método. Segundo pesquisadores das universidades de Princeton e da Califórnia, nos Estados Unidos, quem escreve à mão tem mais facilidade de compreendê-las e memorizá-las do quem as digita. Isso porque o processamento de dados ocorre de forma mais superficial ao se usar o teclado, conforme aponta o estudo.  

Categoria: #CuidarDeVocê