Ouvidoria

Sou um desastre na cozinha… Por onde eu... Alimentação Saudável, Coronavírus

Alimentos que fortalecem a imunidade: você vai... Alimentação Saudável, Coronavírus, Outubro Rosa

Seu filho não quer comer? Como lidar? Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação

Com coronavírus, vacinação da gripe é antecipada para 23 de março. Saiba como se proteger!

Públicos-alvo devem ficar atentos ao calendário

13 de março de 2020

DISQUE CORONAVÍRUS UNIMED – 0800 940 78 00

Com o avanço da pandemia do Coronavírus, as autoridades pedem a todos que evitem aglomerações e idas desnecessárias a emergências e pronto-atendimentos de hospitais. Por isso, criamos o Disque Coronavírus Unimed, um canal especial, específico, para que você possa receber orientações de confiança sem precisar sair de casa.

Você ou alguém da sua família estão com sintomas suspeitos? Ligue o quanto antes para o 0800 940 78 00, e saiba como agir. Os médicos e profissionais de saúde do Disque Coronavírus Unimed lhe dirão qual a melhor conduta a seguir, seja permanecer em casa, entrar em contato com o serviço de Atenção Integral à Saúde Unimed ou, em casos graves, buscar um serviço de saúde.

Clientes que possuem em seu plano acesso ao Unimed Fone também contam com orientações de saúde sem sair de casa. Basta ligar para o 0800 730 04 00, nos mesmos casos do Disque Coronavírus Unimed.

Atualizado às 16h30 de 16/05/2020

O governo federal vai antecipar em 23/03 a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe – anteriormente, a abertura estava prevista para a segunda quinzena de abril. De acordo com o Ministério da Saúde, a antecipação tem dois objetivos:

  • Facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19, causada pelo novo coronavírus (2019 n-CoV)
  • Evitar que o sistema de saúde, tanto em sua parte pública quanto privada, fique sobrecarregado

IMPORTANTE! A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). E justamente por isso pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar – por eliminação – eventuais casos de Covid-19.

Isso acontece porque essas doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já ter sido imunizados.

O segundo aspecto diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacinação. Haveria, portanto, muito mais gente ocupando o sistema de saúde.

5 MOTIVOS PARA SE VACINAR CONTRA A GRIPE DURANTE E CRISE DO CORONAVÍRUS

  1. A vacina da gripe protege as pessoas contra as cepas mais comuns do influenza
  2. Essas cepas virais do influenza circulam no Brasil e são muito mais comuns que o coronavírus
  3. Vacinação facilita o diagnóstico de médicos e profissionais de saúde
  4. As influenzas A e B são mais comuns que o coronavírus e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país
  5. Por isso, assim que o período de vacinação contra a gripe iniciar, quem faz parte do público-alvo da campanha deve procurar logo uma clínica de vacinas ou uma unidade de saúde

E QUEM DEVE SE IMUNIZAR LOGO?

Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, devem ser primeiro imunizadas os públicos-alvo da ação. Ou seja, as pessoas que historicamentes são mais vulneráveis à doença. Neste ano, os públicos-alvo são:

  • Gestantes
  • Crianças com até seis anos
  • Mulheres até 45 dias após o parto
  • Idosos

É importante lembrar que a gripe, se não diagnosticada e tratada corretamente, pode levar as pessoas a ter complicações muito sérias, e em casos extremos, causar a morte. Por isso, vacine-se assim que for possível!

VOCÊ SABE AS DIFERENÇAS ENTRE A GRIPE COMUM E A INFLUENZA A (H1N1)​?

Sintomas
Gripe Comum
Influenza A
​Febre
Não chega a 39º
Início súbito a 39º
Dor de cabeça
De maior intensidade
Intensa
Calafrios
Esporádicos
Frequentes
Cansaço
Moderado
Extremo
Dor de garganta
Acentuada
Leve
Tosse
Menos intensa
Seca e contínua
Muco (catarro)
Forte e com congestão nasal
Pouco comum
Dores musculares
Moderadas
Intensas
Ardor nos olhos
Leve
Intenso

QUER SE VACINAR? CLIENTE UNIMED TEM DESCONTO!

Ah, uma dica final! Está em busca de vacina para gripe ou precisando atualizar a sua carteira de vacinação ou a do seu filho? Quem tem Unimed tem descontos especiais nas principais clínicas de vacinas da região! Acesse nosso site, e saiba como funciona o Convênio de Vacinas exclusivo para os clientes Unimed!

Categoria: Coronavírus