Saiba quais são as frutas da primavera Alimentação Saudável

Como armazenar o leite materno? Alimente seu... Filhos e Gestação

Atividade física: leve, moderada ou intensa? Atividade Física

Carnaval: aproveite muito a folia (com saúde!)

07 de fevereiro de 2019

Festa tradicional do nosso País, o carnaval reúne todos os anos milhares de adultos e crianças em torno de muita música e diversão. Vale sair com o bloco de rua, pular atrás do trio elétrico, curtir uma boa praia, participar dos bailes dos clubes ou acompanhar os desfiles das escolas de samba. Independente de como seja sua folia, duas coisas são fundamentais para aproveitar todos os dias com toda disposição:

1) Alegria 2) Cuidados com a sua saúde!

Quando falamos de cuidados, falamos da atenção com a alimentação e hidratação até a prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No Carnaval, vale tudo, menos descuidar da saúde, combinado? Para te ajudar nesta jornada, separamos seis dicas valiosas para você aproveitar ao máximo!

Prevenção de doenças

Para evitar o contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o preservativo é indispensável. Ele pode impedir a contaminação pelo vírus HIV, assim como pelos agentes causadores da gonorreia, sífilis, herpes e HPV. Preservativos femininos e masculinos podem ser adquiridos gratuitamente nas unidades básicas de saúde. É sempre bom lembrar: HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A aids ainda não tem cura, e a prevenção é sempre a melhor opção. Proteja-se, sempre!

Alimentação

O alimento é o combustível do nosso corpo. Portanto para aproveitar os dias de folia é fundamental alimentar-se corretamente. Dicas valiosas: dê preferência para legumes, verduras, carnes magras (frango, peixe), além de carboidratos, pois eles ajudam a fornecer energia. Tenha sempre à mão uma barra de cereais ou uma fruta para evitar frituras na hora que a fome bater!

Hidratação

Quem vai pular o carnaval atrás dos trios elétricos, blocos de rua, na praia ou em lugares ao ar livre, não pode esquecer de ingerir de dois a três litros de água por dia para evitar a desidratação. Vale incluir outras bebidas saudáveis como água de coco e suco natural. Mas sempre dê prioridade para a água mineral. E aquela dica valiosa: bebeu um copo de cerveja ou chopp? Beba outro de água! Assim, você evita o porre e a ressaca no dia seguinte.

Proteção solar

Nem pense em sair de casa sem o protetor solar. Ele deve ser aplicado a cada duas horas para proteger a pele contra os raios que causam o envelhecimento precoce e o câncer de pele.  

Descanso

Nosso organismo necessita de, pelo menos, oito horas para se recompor. Portanto, emendar um dia no outro, a fim de aproveitar ao máximo o carnaval, de fato não é uma boa ideia. Descansar e relaxar para recarregar as energias é a atitude mais correta.

Excessos

Para aproveitar os dias de folia, o ideal é não consumir bebidas alcoólicas. Em caso de ingeri-las, não exagere na quantidade. O excesso de álcool pode provocar rubor facial (vermelhidão), náuseas, taquicardia, palpitações, confusão mental e vômito, podendo levar ainda ao coma alcoólico. Se optar pelo consumo durante esses dias, intercale com a ingestão de água para evitar desidratação e embriaguez. Além disso, nunca consuma bebidas alcoólicas com o estômago vazio.

Respeito

Ter uma paixão de carnaval faz parte do jogo, mas sempre com o consentimento de ambas as partes, certo? Respeito com o próprio corpo e com o próximo são importantes no carnaval e em qualquer período do ano! DICA FINAL: Se for viajar, verifique previamente se o Ministério da Saúde recomenda algum tipo de vacina, por exemplo, a da febre amarela! E uma boa folia 😀