Coronavírus: sintomas suspeitos? Fique em casa e ligue para 0800 940 78 00. Clique aqui e saiba mais.

×

Saiba quais são as frutas da primavera Alimentação Saudável

Como armazenar o leite materno? Alimente seu... Filhos e Gestação

Atividade física: leve, moderada ou intensa? Atividade Física

Boas combinações de frutas para preparar sucos

25 de agosto de 2015

Boa parte das reações relacionadas ao funcionamento de nosso corpo depende de líquidos, particularmente da água. A água tem funções essenciais no organismo:

  • Meio onde se dão todas as reações do organismo, como por exemplo a digestão;
  • Transporta os nutrientes e os produtos resultantes do metabolismo;
  • Regula a temperatura corporal;
  • Interfere no funcionamento de todos os sistemas e órgãos.
  • Uma desidratação continuada, ainda que leve, tem efeitos a longo prazo, nomeadamente a nível cardíaco, renal, respiratório e digestivo.

  Blog Unimed VTRP Receitas de sucos saudáveis   A recomendação média de ingestão de líquidos é por volta de 2 a 3 litros de líquido ao dia, porém devemos lembrar que estas necessidades são individuais. É importante que as pessoas criem o hábito de ingerir sempre água. Para se habituar com este consumo, podemos começar a ingerir, por exemplo, alimentos que contenham mais líquidos como as frutas ou sucos de frutas, legumes e verduras, além de chás, ou até mesmo apenas colocar folhas de hortelã ou alecrim na água para ela ficar com um sabor leve a fim de estimular o consumo de água, até que a ingestão de água se torne habitual.  

Blog Unimed VTRP Boas Combinações de frutas para sucos

  Aqui vão algumas receitas de sucos com boas combinações de frutas:

  • Para manter o corpo hidratado, por exemplo, a sugestão é a combinação de suco de banana, leite e água de coco e canela. A banana é rica em potássio, mineral que pode ser perdido no calor provocando câimbras e a canela aumenta o gasto calórico do corpo. Para preparar, bata 150 gramas de banana, um copo de água de coco, meio copo de leite de coco e uma pitada de canela.
  • Outra forma de manter o corpo hidratado é ingerir suco de melancia com gengibre e hortelã. A fruta não requer água no preparo da receita que é digestiva graças a ação da hortelã. Bata 400 gramas de melancia com quatro folhas da erva e uma colher de gengibre fresco ralado.
  • Quem quer manter o corpo ágil e jovem deve investir nos sucos com frutas ricas em propriedades antioxidantes, como é o caso da combinação do morango, framboesa e amora. Bata 100 gramas de cada fruta e previna-se contra doenças como câncer.

  Blog Unimed VTRP Combinações para sucos saudáveis  

  • A combinação de manga com maracujá e mel cria um poderoso e energético suco para quem pratica exercícios para emagrecer. Além disso, a bebida é um poderoso antiinflamatório.
  • Para acabar com a barriguinha provocada pelo mau funcionamento do intestino e com a retenção de líquido, faça o seguinte suco: meio copo de água de coco, meio copo de água com duas ameixas pretas com caroço, uma fatia de mamão, uma fatia de abacaxi, uma colher de farelo de aveia, uma colher de linhaça dourada e uma pitada de canela.
  • Aos fãs de clorofila, bata um copo de água de coco com um pé de couve. Depois coloque a bebida em formas de gelo e congele. Esses cubinhos podem ser acrescentados em quaisquer bebidas, como no suco de abacaxi com água de coco e gengibre. Quanto mais gengibre, mais picante sua vitamina será.

Gostou das receitas? Para ter uma dieta mais saudável, você pode conferir também “Boas combinações de alimentos“.  

Categoria: #CuidarDeVocê