Ouvidoria   

Segurança digital para idosos

Cuidar de você é cuidar da sua segurança!

30 de setembro de 2022

As soluções para as mais variadas necessidades estão se tornando cada vez mais digitais, não é mesmo? A internet e as novas tecnologias oferecem muitas possibilidades que facilitam a nossa vida. Na Unimed não é diferente, estamos sempre em busca de alternativas inovadoras e sustentáveis para atualizar os nossos canais e serviços.  

Comunicação, compras, transações, são inúmeros os benefícios de utilizar os serviços digitais e eles realmente já fazem parte da nossa rotina. Mas, sem o devido cuidado, podem também oferecer riscos de golpes e fraudes.  É preciso estar atento para não ser vítima destas ações, que ficam cada vez mais sofisticadas. 

Os idosos, por terem menos familiaridade com estes recursos, acabam sendo mais vulneráveis a este tipo de ação. Utilizar as ferramentas de forma segura garante a autonomia e evita preocupações. Para orientá-los sobre proteção e violações comuns, neste Dia do Idoso reunimos algumas informações e práticas que todos precisam saber e aplicar no dia a dia:

Escolha um tutor

 

Não compartilhe informações pessoais.  

É através dos seus dados que os criminosos conseguem realizar os golpes. Não compartilhe suas informações pessoais por ligação, mensagem ou para desconhecidos. 

As suas informações podem ser utilizadas para contratação de serviços (como empréstimos, cartões de crédito) extorsão, chantagem entre outros.  

A principal ameaça é conceder informações pessoais a pessoas erradas. São pessoas especialistas em enganar e capturar o que precisam, desconfie sempre! 

Utilize senhas fortes  

A senha é a sua chave de acesso para utilização das ferramentas digitais. É uma poderosa forma de proteção, mas para isso precisa cumprir alguns requisitos.  

Como tornar sua senha segura e forte  

Pense em algo fácil de lembrar, porém difícil de alguém descobrir. Para ter essa combinação, você precisa de uma senha com pelo menos 8 caracteres, que forme uma frase relacionada com suas memórias ou coisas que você goste e seja composta por caracteres minúsculos, maiúsculos, símbolos e números. 

Ex: Eu amo Chocolate meio amargo  

Senha: EuS2choclolate50%amargo  

Aqui o “amo” foi substituído pela letra S e o número 2 –  S2 – que formam um coração, além de ter letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolo.   

O que não fazer na criação e uso de senhas  

– Não use senhas sequências como 123456, “qwerty“, “abcdef”, “135711131723” (números primos)  

– Não use seu nome parcialmente ou por completo, sobrenomes, nomes de pessoas da família, números de telefone, aniversários ou números de documentos  

– Não utilize a mesma senha em vários serviços  

– Não digite senha em qualquer computador: só faça login em computadores e dispositivos (smartphones e tablets) confiáveis ou que você utiliza com frequência. 

Ative autenticação de dois fatores 

A autenticação em dois fatores é uma camada extra de proteção que pode ser ativada em contas online, como redes sociais, por exemplo. O recurso insere uma segunda verificação de identidade do usuário no momento do login, evitando o acesso às contas mesmo quando a senha é descoberta. Com esta opção ativa, o usuário precisa fornecer uma segunda informação após inserir login e senha. Pode ser um SMS, uma pergunta secreta, vai variar de acordo com a ferramenta, e só após fazer esta verificação é possível acessar a conta. 

Cuidado com links, na dúvida não clique!  

Os links são caminhos para destinos digitais. Mas estes caminhos nem sempre são o que parecem. Basta um clique em um link suspeito para se expor ao perigo. Eles podem levar a páginas falsas ou para o aplicativo de um criminoso. Isso acontece muito com sites de compras, que oferecem propostas muito tentadoras e se assemelham a um ambiente real, enganando e acessando informações como as de cartão de crédito, por exemplo.  Outro bom exemplo são links para boletos falsos, um tipo de golpe comum.  

Dicas:   

> Desconfie de ofertas boas demais para ser verdade e prêmios fáceis ou que solicitem uma contrapartida;  

> Não acesse links suspeitos. Confie na sua intuição, se pareceu estranho, não utilize.   

> Verifique a fonte da informação, quem está fornecendo este link? Em caso de dúvida entre em contato com os canais oficiais das empresas;  

> Para pagamentos ou segunda via de boletos, evite sites de buscas (Google, Bing), acesse sempre os canais oficiais das empresas.  

> Caso precise imprimir uma via de boleto pela internet, evite computadores desconhecidos.  

> Além dos antivírus, há serviços de “internet security” que oferecem segurança neste aspecto.  

Já conhece o Bem Mais Unimed?   

A Unimed implantou uma plataforma om soluções ágeis e fáceis para os clientes da Unimed VTRP, onde, entre outros serviços, você acessa a segunda via do seu boleto. Clique aqui e saiba mais 

Fraudes por PIX  

O pix é um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central que permite realizar em poucos segundos transferências ou pagamentos sem cobrança de taxas.  Para começar a usar o Pix, os usuários devem cadastrar uma chave – que pode ser um telefone, e-mail, CPF ou uma chave aleatória. no site ou aplicativo do banco.  Aqui mora o primeiro perigo, cuidado ao realizar este cadastro, ele deve ser feito nos canais oficiais do seu banco, há vários outros em busca dos seus dados para utilizá-los indevidamente. O pix também é utilizado como meio de transações para perfis falsos, conforme abaixo 

Perfis falsos nas redes sociais
  

Whatsapp 

Através do WhatsApp os criminosos se passam por familiares ou conhecidos usando os dados da pessoa em outro número, solicitando dinheiro para emergências. Muito cuidado, estas pessoas são especialistas em enganar e usam a urgência para evitar a conferência.  

Sempre que alguém solicitar valores, confira a identidade e número da pessoa, tente fazer contato e verificar a informação antes de realizar qualquer transação financeira.  

Instagram, Facebook e outros  

Os perfis de redes sociais quando não protegidos por senhas fortes e autenticação de dois fatores, podem ser roubados e usados para arrecadação de dinheiro de várias formas: pedidos de ajuda, venda de artigos e produtos, falsas ações sociais.  

Sempre que as mensagens envolvam compra, venda, auxílio financeiro, cheque a informação  

Fique esperto, os criminosos são criativos e buscam novas formas de iludir. Aqui também vale a dica para perfis falsos, não aceite solicitação de amizade de desconhecidos! 

Fique atento para notícias falsas, as “fake news” 

Não acredite em tudo que é compartilhado online, tem muita notícia falsa circulando. Cheque as mensagens antes de enviar e se informe em fontes seguras, sites jornalísticos confiáveis. As mensagens podem parecer inofensivas, mas podem ter outros interesses por trás.  

Estas recomendações são um alerta para estarem espertos e seguros. As ferramentas digitais proporcionam boas experiências facilitando a vida em muitos sentidos. Não tenha medo de aprender e utilizar, com os devidos cuidados é possível garantir a segurança necessária para fazer uso com tranquilidade. Sempre que tiver dúvidas consulte alguém da sua confiança.  

E se suspeitar sobre serviços e cobranças da Unimed, os nossos canais estão à disposição para auxiliar: 

SAC – Whatsapp ou ligação 

0800 051 11 66 

Categoria: #CuidarDeVocê