Ouvidoria   

Pré-diabetes e diabetes: entenda as diferenças e saiba como agir a tempo  

14 de novembro de 2025

Você sabe qual é a diferença entre pré-diabetes e diabetes? 
Embora os dois termos pareçam semelhantes, eles indicam situações diferentes — e identificar o problema a tempo pode mudar completamente o rumo da sua saúde. 

O diabetes ocorre quando o pâncreas deixa de produzir o hormônio insulina ou quando há uma resistência das células do organismo para a utilização da insulina. Como resultado, as taxas de glicose no sangue ficam elevadas (hiperglicemia), podendo provocar problemas graves à saúde. 

O pré-diabetes é como um alerta do corpo: o açúcar no sangue está acima do normal, mas ainda não o suficiente para ser considerado diabetes. Nessa fase, é possível reverter o quadro com mudanças no estilo de vida. 

O pré-diabetes é identificado em exames de rotina, como glicose, hemoglobina glicada ou teste oral de tolerância à glicose.

O diabetes tipo 2 é o mais comum e surge quando o organismo não produz insulina suficiente ou quando as células do organismo respondem mal à ação da insulina. Ocorre em cerca de 90% dos casos e, geralmente, está relacionado à obesidade ou sobrepeso. Ele pode não apresentar sintomas iniciais, sendo diagnosticado apenas após infecções frequentes, demora na cicatrização, alterações na visão e formigamento nos pés. 

A doença tem se tornado cada vez mais comum, impulsionada pelo consumo de alimentos ultraprocessados, excesso de carboidratos simples, refrigerantes e sedentarismo. Além disso, quem tem histórico familiar deve redobrar a atenção, já que o risco de desenvolver diabetes é até três vezes maior. 

Os altos níveis de glicose no sangue elevam o risco de doenças que afetam o coração, vasos sanguíneos, olhos, nervos e rins. Pessoas com diabetes também têm mais risco em desenvolver infecções e doenças cardiovasculares. 

O que fazer para prevenir e controlar. 

Adotar uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente, e consultar o médico periodicamente são pasos fundamentais para manter a glicose sob controle e garantir mais qualidade de vida. 

💚 Cuide-se! Faça seus exames, evite o excesso de açúcar e escolha hábitos que façam bem ao seu corpo e à sua saúde. 

Categoria: #CuidarDeVocê