Ouvidoria   

Você conhece a periodicidade na realização do Papanicolau?  Já realizou o seu? 

O exame é uma maneira confiável de detectar o câncer precocemente, facilitando o tratamento

28 de outubro de 2022

Quem realiza as consultas de rotina com o médico ginecologista provavelmente já conhece o Papanicolau, exame que ajuda a prevenir e detectar precocemente o câncer do colo do útero. O exame também é conhecido como pré-câncer e preventivo, pois é, de fato, importante ferramenta para prevenção e manutenção da saúde da mulher.  

Ainda assim, muitas mulheres acabam deixando a prevenção de lado, fazendo o câncer do cólo do útero figurar como terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres (excluindo tumores de pele não melanoma).  

O colo do útero é a parte mais baixa e estreita do útero, localizada no fim do canal vaginal. O câncer nessa região é causado por infecções não tratadas, a maior parte provocada por alguns tipos de Papilomavírus Humano – HPV.  

 O câncer do colo do útero acomete com frequência mulheres mais jovens, por isso a importância de iniciar cedo as medidas preventivas, que são:  

  • Realizar a vacina que protege contra o HPV ela está disponível no sistema público de saúde para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos; 
  • Proteger-se com preservativo nas relações sexuais – ele é a melhor forma de prevenir infecções sexualmente transmissíveis; 
  • Realizar o exame preventivo anualmente a partir da iniciação sexual ou dos 21 anos.  

Após a iniciação sexual ou dos 21 anos, uma vez ao ano você deve visitar o seu médico ginecologista e realizar o exame nesta consulta de rotina. Aproveite o momento para tirar suas dúvidas sobre a sua saúde. 

O exame é simples e rápido. Nele o médico coleta células do cólo do útero que serão encaminhadas para análise. O resultado apresentará possíveis lesões que podem desenvolver câncer, além de infecção pelo HPV ou infecção que precisa de tratamento.  

Quando diagnosticado precocemente, o câncer do cólo do útero possui altas taxas de cura, reforçando a necessidade do cuidado com a saúde e com a realização do Papanicolau.  

Já realizou o seu? Consulte nosso Guia Médico e agende a sua consulta!