Ouvidoria   

O que é o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade – TDAH, e como identificar?  

Entenda os sintomas e diagnóstico

22 de maio de 2023

 O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, que costuma apresentar os principais sintomas na primeira infância, podendo persistir até a vida adulta. Os sintomas são classificados em três categorias: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Eles são observados e aparecem com maior evidência durante o período escolar, com início da dificuldade de aprendizado, relacionado ao baixo desempenho escolar e acadêmico, tendo também prejuízos acentuados no convívio social, familiar e na realização das atividades diárias. 

Na prática, o indivíduo tem dificuldade de esperar e tolerar, é impaciente e toma decisões de forma impulsiva; faz comentários sem pensar e tem dificuldade de parar as atividades ou reprimir determinado comportamento quando deve fazê-lo. O indivíduo parece não conseguir esperar uma compensação ou adiar coisas que são imediatamente vantajosas, ou seja, tem dificuldades para trabalhar visando a um objetivo posterior. Tende a fazer as coisas sem considerar as suas consequências. Tende também a fugir da atividade prematuramente se ela é entediante, buscando fazer algo mais divertido; Inicia uma tarefa sem ler ou ouvir as instruções com atenção. O indivíduo tem pouca noção de tempo; esquece de fazer as coisas que deveria; não entende o que lê em um primeiro momento, necessitando reler para captar o significado; fica facilmente frustrado. 

A atenção  

A atenção é uma das funções superiores do ser humano, sendo considerada um dos componentes mais importantes do desenvolvimento cognitivo. Tem um papel fundamental na vida dos indivíduos, pois reflete a sua capacidade de selecionar e extrair o estímulo mais importante em um dado momento. Assim, pode-se ressaltar que a atenção está relacionada à qualidade com que os indivíduos desempenham as tarefas no seu dia a dia. Quando o indivíduo apresenta dificuldade em seu nível de atenção em relação ao que se espera para sua idade, podemos ficar em alerta. 

Atenção e motivação  

Vale ressaltar que a habilidade de focar a atenção e inibir uma ação é fortemente modulada pela motivação. Assim, quase todos, inclusive a maioria das pessoas com TDAH, podem prestar atenção por até longos períodos de tempo quando fortemente motivados. Nosso entendimento atual sobre os mecanismos cerebrais indica que áreas do cérebro relacionadas com a atenção e a habilidade de orquestrar a execução de funções são irrigadas pela dopamina, em situações de motivação. Exemplo: quando estão jogando videogame, uso de celulares ou em outras situações altamente motivacionais, indivíduos com TDAH podem se concentrar muito bem na atividade que estão desempenhando. O problema no TDAH é a habilidade de focar ou inibir respostas motoras ou movimentos nas atividades do dia a dia, em que os níveis de estimulação não são altos o suficiente para manter o cérebro ativado. Exemplo: uma criança de 10 anos em desenvolvimento típico pode prestar atenção em sala de aula mesmo quando o tópico não é incrivelmente interessante. Em outras palavras, seu padrão de mecanismo cerebral associado à atenção não necessita de um estado de alta energia para operar, embora ele deva operar de forma ainda melhor quando estimulado mais intensamente. Indivíduos com TDAH não alcançam níveis energéticos para executar funções sem uma motivação moderada ou alta, devido a estrutura cerebral prejudicada, disfunção e/ou desequilíbrio de neurotransmissores. 

A relação com o ambiente 

Contudo, é importante notar que o entendimento moderno dos transtornos mentais sugere que eles são determinados pela interação entre genes e ambiente. Por isso, o meio desempenha um papel na manifestação dos sintomas de TDAH. Dessa forma, um indivíduo com forte predisposição genética para o transtorno provavelmente apresentará sintomas independentemente do ambiente, enquanto pessoas com baixa predisposição genética para o transtorno não exibirão sintomas mesmo em ambientes muito exigentes. As exigências do ambiente podem ser mais relevantes para os indivíduos no meio-termo entre esses dois extremos. Assim, a demanda ocidental de maior controle inibitório, planejamento e foco para ser bem-sucedido não é a causa do transtorno, mas pode ser um gatilho para os sintomas de TDAH naqueles com vulnerabilidade genética, enquanto um ambiente de suporte pode atenuar a predisposição genética. 

Diagnóstico  

Atualmente observa-se distintos aplicativos que auxiliam na rotina diária de indivíduos com o diagnóstico de TDAH, portanto, vale ressaltar que o diagnóstico sempre deve ser realizado por um médico, profissional este, que fará avaliação neuropsicológica, que utilize uma série de processos avaliativos e que defina sobre necessidade do uso de medicamentos e demais terapias. Obter o diagnóstico tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e ajudar a diminuir o sofrimento do indivíduo, contribuindo para reorganizar o seu comportamento e possibilitar um rendimento satisfatório no meio familiar, na escola e na sociedade. 

Categoria: #CuidarDeVocê