Ouvidoria   

Novembro Azul: Cuidando da Saúde Física e Mental dos Homens 

01 de novembro de 2023

Novembro é o mês voltado às campanhas de conscientização para a saúde masculina, um movimento que busca promover a saúde integral dos homens estimulando hábitos saudáveis e orientação para a detecção precoce de diversas doenças. 

O câncer de próstata é o segundo com maior incidência entre os homens brasileiros e as formas de preveni-lo ganham destaque no período. Mas há outras doenças silenciosas que merecem atenção.  

Em geral a saúde física gera preocupação, principalmente quando se trata do público masculino, culturalmente mais resistente ao cuidado com a saúde. Já a saúde mental é muitas vezes negligenciada na conversa sobre a saúde dos homens. No entanto, é igualmente crucial. Problemas como ansiedade, depressão e estresse podem ter um impacto significativo na qualidade de vida e na capacidade de enfrentar os desafios do dia a dia.  

Conforme a Secretaria de Saúde do RS, 80% dos suicídios registrados no Rio Grande do Sul em 2022 foram de pessoas do sexo masculino. Isso significa que quatro em cada cinco suicídios registrados no RS em 2022 foram de pessoas do sexo masculino, um número que revela a importância e urgência dos cuidados com a saúde mental masculina.  

Vários motivos podem afetar a saúde mental, e este é um problema cada vez mais presente na rotina de todos. Para os homens as questões mentais e emocionais podem ser ainda mais desafiadoras. O estereótipo de masculinidade os pressiona a esconderem suas emoções e a lidarem com os problemas sozinhos. Eles enfrentam expectativas sociais de serem fortes, resilientes e emocionalmente controlados, o que pode dificultar a expressão das emoções e a busca por ajuda.  

É preciso quebrar esses estigmas e promover uma cultura de abertura e apoio para que os homens possam ter apoio quando necessário. E os homens, por sua vez, precisam priorizar a sua saúde, tendo em mente que a saúde física e mental estão conectadas. Algumas mudanças de hábitos podem fazer a diferença. A prática regular de exercícios, por exemplo, não só fortalece o corpo, mas também libera endorfinas, neurotransmissores que promovem sensações de bem-estar e reduzem o estresse. Da mesma forma, uma dieta saudável pode fornecer os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do cérebro, influenciando positivamente o estado emocional.  

A saúde masculina merece atenção. Ao encorajar o cuidado com a saúde dos homens, não apenas estamos beneficiando indivíduos, mas também construindo uma sociedade mais resiliente e compassiva como um todo. 🙏 

Categoria: #CuidarDeVocê