Ouvidoria   

Março azul marinho: cor incentiva prevenção ao câncer colorretal 

15 de março de 2024

Neste ano, Unimed VTRP apoia a campanha dentro das iniciativas do Cuida Bem 

Você sabia que o câncer colorretal é a segunda principal causa de morte relacionada a neoplasias no mundo? No Brasil, o câncer colorretal é o terceiro tipo de tumor com mais incidência na população, com aproximadamente 40 mil novos casos diagnosticados por ano. No Sul do Pais, são 25,11 casos por 100 mil habitantes, o terceiro tumor mais frequente. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Por isso, neste mês de março, a Unimed VTRP, por meio do Unimed Cuida Bem, aderiu ao Março Azul Marinho. A campanha tem por objetivo alertar a população sobre a conscientização da prevenção e combate do câncer colorretal.

Nesta matéria você encontra informações valiosas para se prevenir.

Como diagnósticar o câncer colorretal 

Antes de mais nada, o diagnóstico precoce do câncer colorretal desempenha um papel crucial na eficácia do tratamento dos pacientes.

E é este tipo de câncer, que afeta o cólon ou o reto.

Muitas vezes não apresenta sintomas perceptíveis em estágios iniciais, o que ressalta a importância dos exames de rastreamento regulares. Um deles é o teste de sangue oculto nas fezes, uma das campanhas ativas para clientes que a Unimed VTRP possui. Se receber o nosso contato por Whatsapp, fique tranquilo e responda a nossa equipe para lhe ajudar nessa jornada de prevenção.

UNIMED CUIDA BEM

Especialista em cuidar da saúde das pessoas, a iniciou em 2024 uma nova etapa na missão de ajudar seus clientes a terem cada vez mais bem estar. É o Unimed Cuida Bem, iniciativa que prevê para os próximos anos diversas ações exclusivas para quem confia na Unimed. A estratégia é voltada para a prevenção e cuidado em saúde, com o objetivo de ressignificar o modelo baseado na doença.

Na prática, o Cuida Bem é um convite para que todos os clientes se empoderem no cuidado com a própria saúde.

Uma das estratégias iniciada em 2022 é a sensibilização para o rastreamento de câncer colorretal. Terceiro tipo mais incidente na população brasileira, o câncer de colorretal atinge o intestino, cólon e reto e não apresenta sintomas nas fases iniciais.

Este tumor se origina, na maioria das vezes, de pólipos intestinais, lesões benignas que crescem nas paredes do intestino, em grande parte dos casos tem tratamento e cura, quando descoberto precocemente.

O Cuida Bem acontece no formato digital, com o respaldo e acompanhamento dos profissionais da Unimed, que você conhece e pode confiar!

Por isso, os contatos sempre são realizados através do Whatsapp (51) 3714-7165.

Se receber uma mensagem deste número, fique tranquilo e siga o passo a passo.

Como identificar o câncer colorretal? 

Identificar o câncer colorretal precocemente permite a intervenção médica antes que o câncer se espalhe para outras partes do corpo.

Além disso, possibilita tratamentos menos invasivos e mais eficazes, aumentando as chances de cura e reduzindo a necessidade de procedimentos agressivos. 

Quais são os exames para detectar o câncer colorretal? 

  • Colonoscopia: Um tubo flexível com uma câmera é inserido no reto e no cólon para examinar o interior do intestino.. 
  • Teste de sangue oculto nas fezes (TSOF): Verifica a presença de sangue invisível nas fezes. 
  • Tomografia computadorizada (TC) virtual do cólon: Técnica de imagem para obter imagens detalhadas do cólon e do reto. 
  • Testes de DNA nas fezes: Esses testes buscam alterações genéticas associadas nas células fecais. 

É mais comum em adultos mais velhos

A idade média ao diagnóstico é de cerca de 68 anos. No entanto, tem havido um aumento preocupante de casos em adultos mais jovens nas últimas décadas.

Embora o risco de desenvolver câncer colorretal aumente com a idade, é importante estar ciente de que pessoas mais jovens também podem ser afetadas.

Contudo, fatores como histórico familiar de câncer colorretal, estilo de vida e dieta podem influenciar o risco de desenvolver essa doença em pessoas mais jovens. 

Portanto, é fundamental que independentemente da idade, todos estejam cientes dos sintomas do câncer colorretal e realizem exames. Isso ajuda na detecção precoce e no tratamento eficaz dessa doença. 

O câncer colorretal tem tratamento? 

A prevenção é, e sempre será o melhor tratamento. Por isto que é importante fazer regularmente exames, e o teste de sangue oculto nas fezes (TSOF), é muito eficaz para o diagnóstico precoce.

Março azul marinho é prevenção!

Viva bem, viva mais, compartilhe estas informações com seus amigos e familiares e faça parte de campanhas de conscientização como o Março Azul Marinho. Lembre-se: a prevenção é o melhor caminho.

Categoria: #CuidarDeVocê