Mamografia, quando e como fazer?
Saiba tudo sobre este importante aliado para a saúde da mulher
25 de outubro de 2022
O câncer de mama ocupa o primeiro lugar em termos de disseminação e número de mortes na população feminina. Ao mesmo tempo, graças ao maior conhecimento de suas características e avanços no diagnóstico precoce e no campo farmacológico, as possibilidades de tratamento aumentaram.
O diagnóstico precoce é cada vez mais frequente graças aos programas de rastreamento que preveem a mamografia de mulheres nas faixas etárias recomendadas.
A importância da mamografia
A mamografia é uma importante aliada da saúde da mulher, ela diagnostica tumores em estágios muito iniciais, até mesmo quando não são palpáveis (na fase pré-clínica da doença. É a principal forma de diagnosticar precocemente tumores nas mamas.
Preparação para a mamografia
Se possível, evite marcar a mamografia apenas nos momentos em que os seios estão mais sensíveis ou doloridos, por exemplo, na semana anterior à menstruação; o ideal é a primeira metade do ciclo, em que os seios ficam com menos sensibilidade.
• Esteja preparada para descrever quaisquer sintomas, alterações ou problemas em seus seios para a equipe médica. Você pode ser questionada sobre seu histórico médico (por exemplo, se você fez uma cirurgia ou tem cicatrizes), se está em terapia hormonal ou se há um histórico de câncer de mama, seu ou de sua família.
• Se esta é a primeira vez que você faz uma mamografia em uma clínica ou médico, tente enviar todas as mamografias anteriores antes da sua consulta. Dessa forma, o radiologista pode verificar com mais facilidade qualquer alteração em seus seios.
Perguntas frequentes
Por que fazer uma mamografia?
A mamografia é o único exame eficaz para a detecção precoce do câncer, ela pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Graças aos programas de rastreamento realizados nos últimos 30 anos com mamografia, a mortalidade por câncer de mama foi reduzida em cerca de 40%.
Com que idade começar a fazer mamografia?
O câncer de mama é mais comum entre mulheres após os 50 anos, a partir desta idade a Organização Mundial e Saúde recomenda a realização do exame a cada dois anos, até os 69 anos. Em caso de suspeita ou de histórico familiar, o médico pode solicitar o exame mais cedo e com maior frequência.
Qual é a frequência recomendada?
Estudos recentes mostraram que na faixa etária entre 40 e 49 anos, a mamografia preventiva é eficaz se realizada a cada 12 meses; a frequência para as mulheres com mais de 50 anos é de 2 anos.
Qual a recomendação para acompanhamento de jovens, menores de 40 anos, com histórico de câncer de mama na família?
A grande maioria dos casos não estão relacionados ao histórico familiar, o Ministério da Saúde recomenda o tratamento individualizado nestes casos.
A mamografia é perigosa? É dolorosa?
O risco associado à exposição à radiação é mínimo, principalmente quando comparado com o benefício que pode ser obtido. Quanto à dor, cada mulher tem uma sensibilidade diferente, então para algumas pode ser dolorosa, para outras não. No exame a mama é comprimida com uma placa especial de Plexiglas. A compressão é suave e geralmente causa leve desconforto.
Agora que você já aprendeu mais sobre esse importante exame, que tal marcar a sua mamografia? Entre em contato com a sua equipe médica 😉
Categoria: Outubro Rosa, Saúde nas Empresas