imgTopo Contato separador btnPesquisa
Saúde

Leitura: um hábito que faz bem à saúde!

O hábito da leitura, em qualquer idade, proporciona diversos benefícios à saúde do cérebro, dentre eles a prevenção de doenças cognitivas, como o Alzheimer.

Exercitar a mente por meio dos livros ajuda a treinar e estimular o pensamento lógico, a tomada de decisões e a solução de problemas. Mais do que isso, praticar atividades prazerosas despertam os sentimentos de alegria e bem-estar, melhorando a qualidade de vida.

Blog Unimed VTRP Importância da leitura

A pessoa que pratica o hábito da leitura absorve mais conhecimento e promove sua evolução, seja como ser humano ou mesmo como profissional. Ler proporciona infinitas possibilidade. Não é à toa que se diz: essa é a melhor oportunidade para viajar, mesmo sem sair do lugar!

Para o público infantil, a leitura é essencial, pois promove o crescimento saudável. A partir dela os pequenos terão sua capacidade criadora, interpretativa, argumentativa e de escrita muito bem desenvolvida, assim como um rico vocabulário.

Blog Unimed VTRP Como desenvolver o hábito da leitura

Se você não costuma se aventurar no universo da leitura, segue uma boa dica: escolha livros de seu interesse e separe um horário para ler, afinal, todo hábito é criado a partir da repetição.

Mais um grande benefício: a leitura frequente ajuda a criar familiaridade e proximidade com o mundo da escrita, ajudando a fixar a grafia correta das palavras.

Quem é acostumado com a leitura desde os primeiros anos de vida se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro das crianças. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children’s Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.

Depois dos três anos de idade, as historinhas tornam-se mais compreensíveis à criança. O desenrolar da história que, muitas vezes, pode parecer extremamente simples aos olhos dos adultos, torna-se mágico no imaginário da criança.

Blog Unimed VTRP Incentivo a leitura em casa

Se você tem filho, confira algumas dicas para incentivar a leitura dentro de casa

  • Cantinho da Leitura: escolha um lugar agradável, com boa iluminação, para ler com seu filho. Crie dentro de casa o “canto da leitura”, essa é uma maneira de fazer com que os pequenos identifiquem o lugar e descubram a importância de reservar alguns minutinhos do dia para essa tarefa;
  • Faça um passeio pela leitura: procure sempre ajuda nas livrarias para chegar ao livro ideal para o atual momento do seu filho. Se possível, faça da ida à livraria um ritual a ser desfrutado na companhia dele, um passeio tão divertido quanto ir a um parque de diversões;
  • Converse sobre o que foi lido: faça questão de interagir com seu filho, converse com ele sobre o que mais despertou a atenção na história. O objetivo é fazer a criança recontar a história para você. Muito provavelmente ela vai narrar trechos, os que lhe causaram maior impressão, sem se preocupar em inventar um enredo;
  • Repetir é natural: por ter a atenção curta, as crianças gostam que o mesmo livro seja lido várias vezes, pois a cada leitura elas fazem descobertas sobre o enredo e vão unindo informações de modo a compreender melhor a história. Portanto, sempre que possível, leia o livro novamente com seu filho.

Envie o seu comentário para a Unimed VTRP




siteOficial ans
Todos os direitos reservados Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo 2017.
barraRodapeLink
Nossos Favoritos
Sobre a Unimed VTRP
Política de Comentários
Relatório de Sustentabilidade
Revista Unimed
;