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Dicas para uma Páscoa mais saudável

Doce. Amargo. Açucarado. Tentador. Nutritivo. Calórico. Gorduroso. Saudável. Faz Bem. Afrodisíaco. Quente. Saboroso.
Um mundo de sensações, afirmações, deduções e constatações. Assim é o universo do chocolate, alimento que tem relação direta com uma das festas mais lembradas do ano: a Páscoa.

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Mas afinal, qual a quantidade ideal a ser consumida?

Segundo especialistas, o consumo de chocolate não deve ultrapassar 30 gramas por dia. Isso equivale a um bombom pequeno ou quatro quadradinhos de uma barra. Se você não resiste aos famosos ovos de páscoa, uma boa dica é verificar o peso do ovo e dividi-lo em um número determinado de porções.

Para te deixar ainda mais informado, montamos um Bê-á-bá do CHOCOLATE. Clique aqui e confira tudo o que você sempre quis saber sobre chocolate mas ninguém havia te contado.

 

Blog Unimed VTRP be-a-ba chocolate

 

Porém, nem de só de chocolate vive a páscoa. Já falamos aqui sobre opções light dos famosos bolos de canecas e agora vamos dar algumas dicas de como ter uma páscoa mais saudável. Sim, isso é possível!

Além do chocolate, nesta data os almoços em família também são marcados por pratos especiais. Para um feriado mais saudável é fundamental iniciar a refeição com uma salada verde e legumes cozidos.

Receita: mix de óleos
1 colher (sobremesa) óleo de linhaça
1 colher (sobremesa) azeita extra-virgem
1 ramo de alecrim ou manjericão
1 colher (café) de orégano

 

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Seguindo a tradição do peixe na sexta-feira santa, o bacalhau torna-se uma ótima opção, justamente pelo seu potencial nutritivo. Ele é rico em vitamina B1, vitamina D, sódio, magnésio, proteínas e ácido graxo ômega-3 e ômega-6, que são grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares. Vale lembrar que a quantidade de carboidratos como o arroz e as batatas deve estar em equilíbrio.

Outras sugestões práticas são: peixe no forno (pescada, truta, namorado), temperados com sal e limão e assados com cebolas e batatas em rodelas. Se você aprecia salmão, tempere-o esfregando o sal, unte-o com um pouquinho de manteiga e complemente com alho poró em rodelas, que é bastante diurético, diminuindo os inchaços no corpo.

São bons acompanhamentos: arroz integral ou arroz branco com legumes (enriqueça com fibras – diminuem a absorção de gordura e aumentam a saciedade – como abobrinha ralada, cenoura em cubinhos, ervilha, etc).

 

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Para o domingo de Páscoa, aqui vai uma sugestão de cardápio mais leve:

Salada de alface americana, rúcula ou agrião, tomate cereja partido ao meio, palmito e carambola cortada em estrelas.

Receita: molho de mostarda e mel
– 2 colheres de sopa de maionese light
– água o suficiente para dar ponto de molho
– 1 colher de sobremesa de mostarda
– 1 colher de chá de mel
– suco de meio limão
– sal a gosto.

Frango ou carne assada também são opções. Há quem goste ainda de fazer novamente peixe ou carnes diferentes como cordeiro. Arroz branco, arroz com passas ou arroz com legumes podem ser ótimos acompanhamentos.

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Na hora da sobremesa opte por frutas in natura ou doces de frutas, que além de serem menos calóricos são nutritivos e ricos em fibras. Claro que vale aproveitar um pouco de chocolate para a sobremesa, porém, prefira a versão meio amargo ou com uma maior concentração de cacau, já que os outros tipos de chocolates como ao leite, branco, trufado, entre outros, são preparados com muito açúcar e gorduras e, quando consumidos em excesso, podem trazer prejuízos à saúde.

Outra boa opção é fazer biscoitos caseiro ou outras receitas voltadas para as crianças, que remetam à Páscoa, mas que não precisem necessariamente de muito chocolate. Convide-as para participar da produção, além de delicioso o momento pode se tornar uma grande diversão.

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