imgTopo Contato separador btnPesquisa
Saúde

Data reforça importância da prevenção e do combate ao Diabetes

Com o objetivo de promover ações que conscientizem a população da importância da prevenção e educação em diabetes, foi criado o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. A campanha é uma ação da International Diabetes Federation (IDF) e da Sociedade Brasileira de Diabetes. Clique aqui e acesse o site com informações sobre as ações desenvolvidas nesta data em todo o país.

De acordo com dados da IDF, em todo o mundo, mais de 400 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes e aparecem 500 novos casos por dia. A estimativa é de que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões.

 

Blog Unimed VTRP Cuidados relacionados ao diabetes

 

 

 

 

 

 

 

 

O diabetes caracteriza-se pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue (níveis glicêmicos), conhecido como hiperglicemia.

Apresentam maiores chances de desenvolver diabetes as pessoas com idade acima dos 45 anos, que tenham familiares próximos com diabetes, pessoas com sobrepeso ou obesidade, sedentárias, com pressão alta, colesterol elevado ou que façam uso de medicações que aumentam a glicose no sangue.

Embora a doença não tenha cura, o controle da glicemia vai permitir que o diabético tenha uma vida perfeitamente normal e saudável.

A prevenção e o controle da diabetes envolvem cinco pontos importantes: conhecer bem a doença, adotar uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercício físico de forma regular, controlar periodicamente os níveis de glicemia no sangue e tomar a medicação quando prescrita pelo médico.

Além disso, é importante que o paciente conheça bem o seu tipo de diabetes, só dessa forma será possível cumprir e melhorar o tratamento.

 

Blog Unimed VTRP Tipos de Diabetes

 

Diabetes tipo 1
No diabetes tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que os anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.

Pré-diabetes
A pré-diabetes é um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2 (no caso do tipo 1 não existe pré-diabetes).

Diabetes tipo 2
No diabetes tipo 2 existe uma combinação de dois fatores – a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.

 

Blog Unimed VTRP Cuidados Diabetes Gestacional

 

 

 

 

 

Diabetes Gestacional
É o aumento da resistência à ação da insulina na gestação, levando aos aumento nos níveis de glicose no sangue diagnosticado pela primeira vez na gestação, podendo – ou não – persistir após o parto.

Outros tipos de Diabetes
Esses tipos de diabetes são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Podem ser:

  • Diabetes por defeitos genéticos da função da célula beta;
  • Por defeitos genéticos na ação da insulina;
  • Diabetes por doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística, etc);
  • Diabetes por defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos, etc).

 

Para saber mais sobre a doença, clique aqui e acesse a cartilha com informações sobre causas, sintomas e tratamento.

 


Envie o seu comentário para a Unimed VTRP




siteOficial ans
Todos os direitos reservados Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo 2017.
barraRodapeLink
Nossos Favoritos
Sobre a Unimed VTRP
Política de Comentários
Relatório de Sustentabilidade
Revista Unimed
;