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Saúde

Corpo e mente em equilíbrio contra a obesidade

11 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de obesos no mundo dobrou de 1980 a 2008 e a doença é considerada um problema grave de saúde pública, que cresce cada vez mais. Hoje, os problemas de saúde resultantes do excesso de peso afetam mais de 2 bilhões de pessoas em todo o planeta.

Como reverter esses índices? Uma das soluções está na mudança de hábitos. Que tal começar por uma atividade física? Atualmente 70% das pessoas do mundo são sedentárias e estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas e obesidade.

Caminhar, pedalar e praticar outras formas de exercícios aeróbicos estimulam o bem-estar físico e mental, diminuindo em até 50% o risco de doenças.

 

A hora de começar uma atividade física

Não há um momento certo para iniciar uma atividade física ou exercícios. Qualquer hora é hora. A OMS recomenta 30 minutos de exercícios diariamente, ou seja, eles não necessitam de programação. Pode ser um passeio no jardim, com o cachorro ou mesmo lavar um carro. Elas começam sem riscos e podem, com o tempo, evoluir para uma atividade física.

 

Blog Unimed VTRP Importancia Atividade Física

 

Os exercícios programados, com a orientação de um profissional e acompanhamento médico, quando necessário, além de prevenirem doenças, trazem mais saúde para quem realiza. Quanto maior for o peso de uma pessoa, maior a sua necessidade de realizar atividades físicas, podendo ser de duas formas.

A primeira é a aquática, como natação, hidroginástica. Já a segunda envolve a utilização de bicicleta ergométrica com banco e encosto. Independente da hora em que forem feitas, o efeito metabólico é sempre o mesmo. Quem tem excesso de peso deve, em primeiro lugar, perder 10% do peso, traçar um plano alimentar adequado e ser acompanhado por um médico.

 

Fique de olho na sua alimentação

Além da questão estética estar acima do peso é prejudicial a saúde. O cansaço fica maior, as dores no corpo aparecem. A ideia de subir qualquer andar de escada pode desanimar. No lugar de dietas o correto é fazer uma reeducação alimentar. Algumas trocas são essenciais para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.

O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de um nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.

 

Blog Unimed VTRP Reaproveitamento de talos

 

Mas de maneira geral pode-se pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para “reeducar” a sua alimentação:

– Beba de 8 a 10 copos de água por dia;
– Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;
– Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;
– Inclua alimentos integrais no seu cardápio;
– Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;
– Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;
– Pratique atividade física regularmente.

Para manter uma dieta equilibrada, confira também as boas combinações de alimentos.

 

 

A mente também merece atenção

O estresse e a ansiedade fazem parte da vida. Em muitos casos, até podem se tornar importantes para alcançar determinados objetivos. Por isso, encontrar uma estratégia pessoal para lidar com estas barreiras pode ser a chave do sucesso.

 

Blog Unimed VTRP Como melhorar a concentração

 

Dicas para viver melhor
Quando o assunto é saúde mental, simples hábitos podem fazer a diferença:

  • Solicitar auxílio, pedir ajuda quando necessário;
  • Cuidar da saúde física (manter uma alimentação saudável e realizar atividades físicas);
  • Respeitar e priorizar a individualidade;
  • Compreender a diversidade de opiniões e ações;
  • Conversar sobre frustrações (externar problemas);
  • Organizar e dividir tarefas;
  • Relaxar e descansar.

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