Ouvidoria   

Conheça os benefícios da água para o corpo

Em casa ou no trabalho, beba água!

04 de maio de 2017

Você sabia que 50% do peso de um adulto corresponde à água existente no corpo? Quando criança este percentual chega a 75%. Estes números justificam a afirmativa de que a água é essencial para a manutenção da vida e para o equilíbrio do organismo.

Em casa ou no trabalho, o ideal é ter uma garrafa d’água em sua mesa. E ir repondo a água durante o dia.

O líquido possui papel fundamental no organismo. A ingestão do líquido aumenta a resistência física, ajuda a proteger o coração, transporta os nutrientes que o corpo necessita, melhora o funcionamento do intestino, controla a pressão sanguínea e previne cãibras. Hidratar o corpo contribui, também, para a desintoxicação do organismo, pois é a água que carrega as toxinas acumuladas para fora do corpo, pela urina e pelo suor.

O recomendado é ingerir pelo menos dois litros de água diariamente. O ideal é fazer uma avaliação nutricional, e descobrir exatamente quanta ágia precisa beber, pois o peso tem impacto neste cálculo. Clique aqui e confira uma cartilha especial com a lista dos alimentos que são ricos em água e os benefícios de ingerir quantidades suficientes.

Blog_Unimed_hidratação

Chá, chimarrão e alimentos ajudam a hidratar o corpo?

A médica endocrinologista Camila de Castilhos Forster, de Santa Cruz do Sul, explica que a água necessária para o funcionamento do organismo é obtida pela ingestão do próprio líquido, mas pode também ser encontrada em bebidas como chás, sucos e em alimentos de diversas naturezas como alface, tomate, melancia, melão, abacaxi, laranja, entre outros.

“Até os alimentos sólidos contêm quantidade considerável de água. Todo esse líquido que entra no organismo sai por meio da transpiração, da respiração ou da urina e fezes. O corpo é capaz de monitorar automaticamente a quantidade de água de que necessita e providenciar a conservação do nível ótimo de hidratação, seja pelo mecanismo da sede, que leva à ingestão de água, seja pela ação dos hormônios antidiuréticos, que limitam a quantidade de água perdida através da urina”, frisa a médica.

Ao contrário do que muitos pensam, o maior hábito dos gaúchos, o chimarrão, não hidrata o organismo. “O chimarrão é diurético, ou seja, auxilia o corpo na eliminação de líquidos, assim como bebidas alcoólicas e outras bebidas que contenham cafeína”, esclarece.

Blog_Unimed_menino_bebendo_água

Saúde em doses diárias

Não espere ter sede para se hidratar. Tenha sempre uma garrafa de água ao seu alcance, pois a reposição de líquidos deve ser frequente, independente da sensação de sede.

“Mantenha uma boa hidratação e melhore sua resposta ao exercício físico, à função dos rins, do intestino e do sistema cardiocirculatório”, orienta a médica.

Acostume-se a tomar vários copos de água ao longo do dia, em casa e no trabalho!

Categoria: #CuidarDeVocê