Ouvidoria   

Conheça o Slow Food, movimento que busca melhorar a qualidade da alimentação

29 de maio de 2013

A filosofia do Slow Food, movimento fundado por Carlo Petrini em 1986, é melhorar a qualidade da alimentação e arranjar tempo para saboreá-la. O principio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.

cropped-cabec3a7alho_indopracozinha2

Este movimento filosófico e comportamental combate o ritmo frenético do estilo de vida urbano, a tendência de padronização do alimento no mundo, a produção e alimentação em massa e rápida do fast food (lanche rápido) e ainda defende a necessidade de os consumidores estarem bem informados sobre o que comem.

É uma nova relação do homem com o alimento, uma nova abordagem ao consumo alimentar, baseada no conhecimento dos produtos, das técnicas de produção, dos produtores. Está intimamente relacionado com a produção, valorização e consumo de alimentos orgânicos, produzidos em armonia com o meio ambiente, na região onde serão consumidos e gerando renda e subssistencia para trabalhadores locais. Para os seus adeptos, existe uma conexão entre comida, saúde e cultura. O Slow Food prega a preservação da biodiversidade. É uma iniciativa ambientalista, centrada na satisfação de desfrutar o sabor da comida.

Saiba mais sobre o movimento pelo site www.slowfoodbrasil.com

 

Categoria: #CuidarDeVocê