Ouvidoria   

Como as emoções afetam o coração? 

29 de setembro de 2023

Você sabia que nossas emoções influenciam a saúde do coração? Isso pode acontecer para o bem ou para o mal: pensamentos positivos protegem o coração enquanto estados mentais negativos aumentam o risco de doenças cardíacas ou pioram problemas já existentes.  

Quando a tristeza, raiva, ansiedade, depressão, solidão e síndrome do pânico afetam o corpo profundamente, podem colocar em riso o funcionamento desse órgão tão importante. 

Por que isso acontece?  

O estresse faz parte da nossa vida, mas quando muito frequente é prejudicial. Ele aumenta a liberação de hormônios como adrenalina e cortisol, que em excesso no organismo aumentam os batimentos cardíacos, elevam a pressão arterial e a respiração, fatores que podem desencadear infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC)  

Quando as sensações de estresse ocorrem com frequência, a pessoa pode desenvolver distúrbio de ansiedade. Estudos mostram que quem tem transtorno de ansiedade generalizada (TAG) apresenta um risco 30% maior para doença cardiovascular. Quem tem insônia e dorme por volta de seis horas por noite corre 30% mais risco de desenvolver hipertensão se comparadas com pessoas que têm sono normal. Já quem tem insônia e dorme menos de cinco horas, o risco salta para 520%. 

Por outro lado, o tratamento contra estresse, depressão, ansiedade e síndrome do pânico podem reduzir os ricos de problemas cardiovasculares. Se doenças e problemas psíquicos afetam negativamente o coração, sentimentos de amor, felicidade e sensação de bem-estar agem a favor dele. 

Por isso as dicas para manter mente e coração saudáveis incluem cultivar momentos de bem-estar no dia a dia:  

Fomente as relações pessoais e sociais e apoie-se nelas. 

Ter fortes vínculos de amizade e uma vida social ativa reduz os riscos de depressão, pressão alta e estresse. A qualidade de nossos relacionamentos pessoais tem um grande efeito sobre nosso bem-estar!  

Pratique atividade física 

a atividade física proporciona sensação de bem-estar, minimiza os riscos de diabetes e hipertensão arterial, melhora a qualidade do sono, ajuda a controlar a ansiedade, a depressão e o estresse e melhora a disposição. Praticar 30 minutos de atividade por dia, cinco vezes por semana, já faz uma grande diferença. 

Tenha hobbies 

Ir ao cinema, ler um livro, fazer cursos ou viagens. Seja qual for a atividade preferida, saiba que ela ajuda a aliviar a tensão, reduzindo o estresse e a ansiedade. Portanto, ao escolher a atividade que mais dá prazer, você estará ajudando também o seu coração. 

Durma bem 

Ter uma boa noite de sono ajuda a ter uma mente mais sadia. Se possível, durma sempre no mesmo horário e usufrua da mesma quantidade de horas diariamente. Evite o cochilo durante o dia, assim como o consumo de álcool e cafeína e refeições pesadas à noite. Tenha um quarto confortável e crie um ritual relaxante para dormir, como tomar um banho quente, ler ou ouvir uma música suave. 

Desenvolva atenção plena 

A meditação é definida como técnicas que promovem um estado elevado de consciência para focar a atenção em uma coisa. A meditação proporciona inúmeros benefícios para a saúde mental. A prática melhora o bem-estar geral, diminui os sintomas da ansiedade e depressão, estimula o sistema imunológico, gera sensação de calma, reduz os sentimentos de estresse e fortalece conexões positivas no cérebro. 

Cuide do seu ​❤️​

Categoria: #CuidarDeVocê