Ouvidoria   

Autocuidado, um hábito saudável para o homem

Novembro é o mês dedicado à saúde deles

28 de outubro de 2022

Quais os momentos da sua rotina você dedica a cuidar de si?  

Todo o homem deveria refletir sobre a sua rotina de autocuidado, que são aqueles momentos que cada indivíduo pratica para se cuidar de alguma forma. Uma prática que exige autoconhecimento, buscando o equilíbrio naquilo que faz bem em todos os sentidos.  

Os homens vêm desconstruindo os estereótipos de masculinidade, mas as estatísticas mostram que ainda há muito o que evoluir em vários aspectos: saúde física e emocional, educação, estresse, violência, entre outros. 

Repensar o estilo de vida e se valorizar podem auxiliar na mudança deste quadro. Sem vergonha, sem medo, sem desculpas e sem preconceitos, porque sua saúde deve ser prioridade! Para isso, elencamos os tipos de autocuidado que devem ser considerados para mais qualidade de vida:  

Físico

Os cuidados físicos são os cuidados com o corpo.  Os homens costumam dar menos atenção à saúde, visitam menos os médicos, esquecem os exames, mas preocupar-se com a saúde e autoestima é fundamental. 

Dar atenção ao corpo é garantir mais disposição e energia para enfrentar os desafios diários. O que inclui respeitar o tempo de sono, ter uma alimentação balanceada e praticar atividade física. Além desta dedicação rotineira, a saúde em geral não pode ficar de lado, manter as consultas e exames em ordem evita complicações indesejadas. Não tenha vergonha de se cuidar!  

Atenção ao Câncer de próstata  

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, representa um papel fundamental na fertilidade masculina. Embora 75% dos casos apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença. 

Este é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos. 

Ainda no quesito físico, cuidar da aparência, ter hábitos de higiene e beleza ajudam a manter a autoestima elevada e pode refletir em mais segurança na tomada de decisões.  

Social 

Você está dando atenção suficiente aos seus relacionamentos? Com tempo suficiente para momentos de qualidade em família, com amigos?  

O campo afetivo é um importante indicativo para se estar bem, inclui as pessoas com quem dividimos os dias bons e os ruins, aqueles que são apoio quando necessário. Estar na presença destas pessoas vai contribuir no equilíbrio emocional e refletir na satisfação com a vida. A vida tem mais sentido quando compartilhada com quem se ama! 

Emocional  

Os homens são muito exigidos na questão emocional, muitos são orientados a conter as emoções desde criança. Reconhecer os sentimentos ajuda a desenvolver a inteligência emocional para administrar as emoções de acordo com cada situação. Conseguir controlar o lado emocional contribui para menos estresse, ansiedade e facilidade na resolução de conflitos. Aqui vale encontrar o que funciona melhor, como técnicas de respiração, conversas, terapia. E buscar ajuda quando não conseguir lidar com as questões que afetam a saúde mental.  

Intelectual  

Ampliar os conhecimentos reservando tempo para aprender e se atualizar vai desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico e manter o cérebro ativo. Pode ser o aprendizado de uma nova língua, ler, assistir um filme ou série.  

Espiritual  

O campo espiritual não envolve somente religião, mas sim se conectar com as crenças que fazem bem. Uma meditação, o contato com a natureza, ter um momento para relaxar, respirar e organizar as ideias.  

E por aí, está tudo certinho? Esta é uma provocação para se refletir sobre tudo o que envolve o bem-estar, uma avaliação que deve ser feita frequentemente para garantir equilíbrio e uma vida saudável.  

Torne o autocuidado um hábito e viva bem!