imgTopo Contato separador btnPesquisa
Saúde

Abuse da água neste verão

Indispensável para a saúde e o bem-estar, a água possui papel fundamental no organismo. A ingestão do líquido aumenta a resistência física, ajuda a proteger o coração, transporta os nutrientes que o corpo necessita, melhora o funcionamento do intestino, controla a pressão sanguínea e previne cãibras.

Hidratar o corpo contribui, também, para a desintoxicação do organismo, conforme aponta a médica endocrinologista e cooperada da Unimed VTRP em Santa Cruz do Sul, Camila de Castilhos Forster. “É a água que carrega as toxinas acumuladas para fora do corpo, pela urina e pelo suor. Ou seja, quanto mais água ingerimos, mais toxinas são eliminadas. Além disso, a hidratação do corpo combate infecções e auxilia no transporte do sangue e minerais, como o ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo. Nutrientes e glicose precisam da água para serem absorvidos pelo corpo, e o líquido é o complemento necessário para transportar esses nutrientes pela corrente sanguínea e distribuí-los pelo organismo”, explica. O recomendado é ingerir cerca de dois litros de água diariamente.

Com a vinda dos dias mais quentes, os riscos de desidratação tornam-se maiores. Por isso, é importante tomar cuidado. A médica alerta para os sintomas mais comuns da desidratação: sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição do suor, moleira afundada nos bebês, dor de cabeça, sono, tontura, fraqueza e cansaço. “A desidratação é um problema sério e necessita tratamento adequado, principalmente em crianças e idosos”, destaca Camila. “Em casos severos, quando os sintomas se agravam, é possível acontecer queda de pressão arterial, convulsões, perda de consciência, coma, falência de órgãos e outras complicações”, enfatiza a endocrinologista.

 

Blog Unimed VTRP Hidratação no Verão

 

Cuide da sua saúde!

A desidratação é caracterizada pela perda de líquido e sais minerais do corpo. Em funcionamento normal, o organismo perde, em média, 2,5 litros de água por dia em suas atividades metabólicas. Alguns fatores podem tornar essa perda excessiva. O simples aumento da transpiração ou uma intoxicação alimentar são capazes de desencadear um quadro de desidratação.

De acordo com a médica, dentre as causas da perda excessiva de líquido, a mais comum é a diarreia. No verão, as chances aumentam, pois os vírus causadores dessa doença tendem a se multiplicar. Vômitos também são responsáveis por grande parte dos casos de desidratação. “A exposição exagerada ao sol e o excesso de roupas aumentam a eliminação de água pelo organismo, e também podem levar à desidratação”, pontua. Se houver a prática de atividade física, a necessidade de ingerir líquidos se torna ainda maior, em virtude das perdas com a transpiração e com a respiração.

Para prevenir a desidratação, algumas medidas simples são indicadas: beba água várias vezes ao dia, vista roupas leves e frequente ambientes bem ventilados no verão, lave sempre as mãos antes de preparar alimentos, lave frutas e verduras em água tratada e corrente, mantenha os alimentos na geladeira e preste atenção aos prazos de validade de tudo que for consumir.

 

Blog Unimed VTRP Chimarrão

 

Chás, chimarrão e alimentos ajudam a hidratar o corpo?

A endocrinologista explica que a água necessária para o funcionamento do organismo é obtida pela ingestão do próprio líquido, mas pode também ser encontrada em bebidas como chás, sucos e em alimentos de diversas naturezas como alface, tomate, melancia, melão, abacaxi, laranja, entre outros. “Até os alimentos sólidos contêm quantidade considerável de água. Todo esse líquido que entra no organismo sai por meio da transpiração, da respiração ou da urina e fezes. O corpo é capaz de monitorar automaticamente a quantidade de água de que necessita e providenciar a conservação do nível ótimo de hidratação, seja pelo mecanismo da sede,
que leva à ingestão de água, seja pela ação dos hormônios antidiuréticos, que limitam a quantidade de água perdida através da urina”, frisa a médica.

Ao contrário do que muitos pensam, o maior hábito dos gaúchos, o chimarrão, não hidrata o organismo. “O chimarrão é diurético, ou seja, auxilia o corpo na eliminação de líquidos, assim como bebidas alcoólicas e outras bebidas que contenham cafeína”, esclarece Camila.

 

Blog Unimed VTRP Hidratação no verão cuidados para a saúde

 

Saúde em doses diárias

Não espere ter sede para se hidratar. Tenha sempre uma garrafa de água ao seu alcance, pois a reposição de líquidos deve ser frequente, independente da sensação de sede. “Mantenha uma boa hidratação e melhore sua resposta ao exercício físico, à função dos rins, do intestino e do sistema cardiocirculatório”, orienta a médica. Acostume-se a tomar vários copos de água ao longo do dia.

 


Envie o seu comentário para a Unimed VTRP




siteOficial ans
Todos os direitos reservados Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo 2018.
barraRodapeLink
Nossos Favoritos
Sobre a Unimed VTRP
Política de Comentários
Relatório de Sustentabilidade
Revista Unimed
;