Ouvidoria   

8 de Março – Filmes, séries e podcasts, de mulheres para mulheres

Neste ano, a reflexão no Dia Internacional da Mulher deve ser em casa, sem aglomerações. Se puder, #fiqueemcasa

08 de março de 2021

O Dia Internacional da Mulher é lembrado anualmente em 8 de março. É uma data que simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial. Atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

Neste ano, a reflexão deve ser em casa, sem aglomerações. Por isso, a Unimed VTRP criou uma lista com a mulher em destaque na arte:

🎬Filmes com histórias Inspiradoras
🎭Séries protagonizadas por elas
🎧Podcasts produzidos por muitas

Veja abaixo a nossa lista. Tem alguma outra sugestão? Deixe nos comentários 😉

– Filmes

Histórias Cruzadas

A força sem inteligência é como o movimento sem direção. Baseado no livro Hidden Figures, de Margot Lee Shetterly, Estrelas Além do Tempo fala sobre o preconceito na época da corrida espacial, com o foco em três grandes mulheres negras que ajudaram a mudar o rumo das descobertas norte americanas nesse período. Disponível no Telecine Play.

Estrelas Além do Tempo

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação. Disponível no Telecine Play.

Joy

Joy é uma jovem brilhante, mas sua vida pessoal é extremamente complicada. Divorciada e mãe de dois filhos, ela vive com seus pais e ex-marido, que mora no porão. Sua mãe, que vive no andar de cima e passa o dia todo assistindo a novelas, compartilha o espaço com seu pai, apesar de terem se divorciado há 17 anos. Criativa desde a infância, Joy inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em um fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos. Disponível para aluguel no Youtube e Google Play Filmes.

Frida

A história das dores e da arte de um dos nomes de mais impacto no século 20, a mexicana Frida Kahlo. O filme mostra a vida de Kahlo desde a sua adolescência até a morte. Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve também um casamento aberto com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trótski e com várias outras mulheres. Disponível no Telecine Play.

A Cor Púrpura

Este conto épico abrange 40 anos na vida de Celie, uma mulher afro-americana que mora no Sul e que sobreviveu abuso e intolerância de seu pai. Depois que seu pai a casa com o degradante Sr. Albert Johnson, as coisas vão de mal a pior. Celie procura encontrar companhia em qualquer lugar que pode. Disponível para aluguel no Youtube e Google Play Filmes.

As Sufragistas

O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. A história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente. Disponível para aluguel no Youtube e Google Play Filmes.

Enola Holmes

Quando sua mãe desaparece em seu aniversário de 16 anos, Enola procura a ajuda de seus irmãos mais velhos. Mas assim que ela percebe que eles estão menos interessados em resolver o caso do que mandá-la para o internato, Enola faz a única coisa que uma garota esperta, cheia de recursos e destemida em 1880 faria. Ela foge para Londres para encontrá-la. Encontrando diversos personagens memoráveis pelo caminho, Enola se acha no meio de uma conspiração que pode alterar o rumo da história política. Disponível na Netflix.

– Séries

Coisa Mais Linda

Nos anos 1950, a paulistana Malu se muda para o Rio de Janeiro com o marido para abrir um restaurante. Porém, ele rouba todo o seu dinheiro e foge. Ao conhecer a cantora Adélia e a escritora Thereza, a jovem abre um clube noturno de bossa nova.
Disponível na Netflix

As Telefonistas

Na Madri dos anos 20, quatro amigas vivem a revolução dos costumes ao entrar na força de trabalho e lidar com namoros e amizades longe de casa. Disponível na Netflix.

Handmaid’s Tale

Depois que um atentado terrorista ceifa a vida do Presidente dos Estados Unidos e de grande parte dos outros políticos eleitos, uma facção catolica toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz. O grupo transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do antigo testamento, retirando os direitos das minorias e das mulheres em especial. Em meio a isso tudo, Offred é uma “handmaid”, ou seja, uma mulher cujo único fim é procriar para manter os níveis demográficos da população. Na sua terceira atribuição, ela é entregue ao Comandante, um oficial de alto escalão do regime, e a relação sai dos rumos planejados pelo sistema. Disponível na Globoplay, Now e UOL Play.

Ela Quer Tudo

Nesta série baseada no primeiro sucesso de Spike Lee, Nola Darling corre atrás de seus sonhos enquanto faz verdadeiros malabarismos para conciliar seus três amantes.
Disponível na Netflix

Inacreditável

Uma jovem é acusada de fazer uma falsa denúncia de estupro. Anos depois, duas investigadoras seguem evidências que podem, finalmente, revelar a verdade.
Disponível na Netf

Valéria

A série narra as peripécias de uma escritora chamada Valeria, que, vendo seu casamento em crise, decide reforçar seus laços de amizade com suas parceiras Carmen, Lola e Nerea. Disponível na Netflix.

Orange Is The New Black

Um crime cometido no passado coloca uma privilegiada nova-iorquina na prisão, onde ela faz várias amigas. E inimigas. E vive romances. E passa a questionar completamente o mundo de dentro e de fora da cadeia (e de dentro e de fora de si também). Disponível na Netflix.

– Podcasts

Mamilos

O Mamilos – Jornalismo de peito aberto, é um podcast semanal que busca nas redes sociais os temas mais debatidos (polêmicos) e traz para mesa um aprofundamento do assunto com empatia, respeito, bom humor e tolerância. Apresentamos os diversos argumentos e visões para que os ouvintes formem opinião com mais embasamento. O programa vai ao ar todas as sextas final do dia. Confira.

Sexoterapia

Nesta mesa de conversa, Marina Bessa, editora chefe de Universa, e Ana Canosa, psicóloga e sexóloga, recebem semanalmente um convidado diferente para falar sobre…. sexo. A cada episódio, Marina e Ana discutem um tema, sempre baseado em casos reais apurados pela reportagem de Universa. Ouça.

É Nóia Minha?

No Podcast “É nóia minha?” a roteirista, escritora e paranoica de plantão Camila Fremder divide com seus convidados – que muitas vezes acabam sendo tão noiados quanto ela – todas as maluquices que passam pela sua cabeça. Então, se você é do tipo que perde o sono com pensamentos absurdos, esse podcast com certeza é feito para você. Ouça.

Meio fio

Sabe aquele encontro de amigas leve e divertido, para tomar um vinho e colocar o papo em dia? É mais ou menos isso que a gente pode esperar do Meio Fio, podcast formado por quatro mulheres igualmente inspiradoras e que traz em seus episódios semanais, um canal de conversa e, principalmente, de troca sobre diferentes questões. Conheça Júlia Ribeiro, Antonella Vanoni, Stephanie Noelle e Stella Spinola. Ouça.

Gincast

Porque a vida fica mais leve com uma dose de descontração! Acompanhe no instagram @podcastgincast. Ouça.

Griffa

Feminismo fora da estante! Instagram e twitter: @grifapodcast. Nos episódios, trechos de literatura, artigos, poesia, e o que mais for de bonito que torne mais fácil a missão de não perder ternura, jamais. Ouça.

Pretas na Rede

Pretas na Rede é um podcast feito por mulheres pretas que se propõem sob o seu ponto de vista a falar sobre a vida, o universo e tudo mais! Chegando para melanizar sua rede! #ubuntu. Ouça.