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Benefícios da caminhada para a saúde física e mental

02 de outubro de 2015

A primavera está aí! E as temperaturas mais amenas são um convite para iniciar qualquer atividade física. Indicada para pessoas de todas as idades, sejam elas crianças ou adultos, a caminhada é considerada uma atividade barata – pois é de graça e pode ser realizada em qualquer lugar, a qualquer horário do dia – e não exige habilidade. Mais do que isso, ela traz diversos benefícios para a saúde física e mental, melhorando a qualidade de vida. Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, após uma semana a caminhada de dez minutos por dia já provoca efeitos percept02íveis ao corpo.   Blog Unimed VTRP Caminhada e Qualidade de Vida   Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens da caminhada são muitas. Confira alguns destes benefícios: – Melhora a circulação: um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP), provou que caminhar aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque, durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão; – Deixa o pulmão mais eficiente: o pulmão também é beneficiado quando caminhamos. As trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras; – Combate a osteoporose: o impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos. Isso facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose; – Afasta a depressão: durante a caminhada nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina; – Aumenta a sensação de bem-estar: uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido;   Blog Unimed VTRP Benefícios da caminhada   – Deixa o cérebro mais saudável: caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção; – Diminui a sonolência: a caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite; – Mantém o peso em equilíbrio e emagrece: esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas; – Protege contra derrames e infartos: quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infartos. A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom; – Diabetes: a insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos;   Com informações do site www.minhavida.com.br  

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