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Às vésperas da Páscoa, conheça os benefícios associados ao cacau

23 de março de 2016

A palavra cacau é, quase sempre, associada ao chocolate. Nos últimos anos, inclusive, alguns estudos têm sido publicados a respeito dos benefícios que o chocolate pode trazer à saúde. Porém, cabe reforçar que estes benefícios têm relação com o cacau presente na composição, e não especificamente com o chocolate.
Conforme o Netherlands Journal of Medicine, revista científica da Associação Holandesa de Medicina, os fabricantes de chocolate têm estabelecido técnicas de processamento do cacau que eliminam a amargura, mas, devido a esse processo, até 90% dos flavonoides (compostos bioativos com propriedades antioxidantes) podem ser perdidos.

  Blog Unimed VTRP Chocolate Amargo  

Benefícios que podem estar associados à ingestão de cacau • Melhora o funcionamento do coração; • Possui compostos antioxidantes que aumentariam a concentração do “colesterol bom” (HDL); • Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso central; • Retarda o envelhecimento precoce.  
IMPORTANTE – Tenha cautela com a ingestão de chocolate Os possíveis benefícios associados ao consumo de chocolate estarão presentes se a ingestão for de chocolate amargo ou meio amargo, em função da presença dos flavonoides. Portanto, recomenda-se que o consumo de chocolate amargo ou meio amargo não ultrapasse 30g no dia, caso contrário poderia haver ingestão excessiva de gorduras e carboidratos. Essa quantia representa quatro dos quadradinhos menores de uma barra de chocolate. A boa notícia é que as fontes de cacau não se restringem aos chocolates. É possível encontrá-lo em outras versões, as quais podem facilmente ser incluídas em diversos preparos caseiros, como: • Semente do cacau “in natura“; • Cacau em pó orgânico.

  Blog Unimed VTRP Cacau  

SUGESTÃO! Acrescente a semente do cacau em:
  • Cookies;
  • Shakes;
  • Sobre docinhos de cacau;
  • Sobre frutas.

Para quem gosta de consumir doces, separamos uma receita alternativa que leva em seus ingredientes o cacau. O preparo fica com consistência semelhante ao brigadeiro, porém, significativamente menos calórico e com itens que dão um toque nutritivo ao preparo. Confira: Blog Unimed-docinho-cacau  

Categoria: #CuidarDeVocê