Ouvidoria   

PCR, teste rápido, autoteste… Entenda as... Coronavírus

5 receitas de lanches rápidos e fáceis para... Alimentos do Bem, Coronavírus, Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Equilíbrio | Saúde Emocional

Já ouviu falar dos benefícios associados ao cacau?

23 de março de 2021

Atualizado em março de 2022

A palavra cacau é, quase sempre, associada ao chocolate. Nos últimos anos, inclusive, alguns estudos têm sido publicados a respeito dos benefícios que o chocolate pode trazer à saúde.

Porém, cabe reforçar que estes benefícios têm relação com o cacau presente na composição, e não especificamente com o chocolate.

Conforme o Netherlands Journal of Medicine, revista científica da Associação Holandesa de Medicina, os fabricantes de chocolate têm estabelecido técnicas de processamento do cacau que eliminam a amargura, mas, devido a esse processo, até 90% dos flavonoides (compostos bioativos com propriedades antioxidantes) podem ser perdidos.

Benefícios associados à ingestão de cacau

  1. Melhora o funcionamento do coração;
  2. Possui compostos antioxidantes que aumentariam a concentração do “colesterol bom” (HDL);
  3. Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso central;
  4. Retarda o envelhecimento precoce.

Mas… Tenha cautela com a ingestão de chocolate!

  Os possíveis benefícios associados ao consumo de chocolate estarão presentes se a ingestão for de chocolate amargo ou meio amargo, em função da presença dos flavonoides.

Portanto, recomenda-se que o consumo de chocolate amargo ou meio amargo não ultrapasse 30g no dia, caso contrário poderia haver ingestão excessiva de gorduras e carboidratos.

Essa quantia representa quatro dos quadradinhos menores de uma barra de chocolate. A boa notícia é que as fontes de cacau não se restringem aos chocolates.

É possível encontrá-lo em outras versões, as quais podem facilmente ser incluídas em diversos preparos caseiros, como sementes do cacau “in natura“ ou cacau em pó orgânico.

Blog Unimed VTRP Cacau

SUGESTÃO!

  Acrescente a semente do cacau em:

  • Cookies;
  • Shakes;
  • Docinhos de cacau;
  • Frutas.

Para quem gosta de consumir doces, separamos uma receita alternativa que leva em seus ingredientes o cacau.

O preparo fica com consistência semelhante ao brigadeiro, porém, significativamente menos calórico e com itens que dão um toque nutritivo ao preparo. Confira:

Blog Unimed-docinho-cacau

Categoria: #CuidarDeVocê