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Aproveite o verão para pedalar

22 de dezembro de 2015

Com diversos benefícios físicos e emocionais, o ciclismo é uma ótima opção para melhorar a qualidade de vida. Como atividade aeróbica, andar de bicicleta queima calorias e também reduz o percentual de gordura do corpo, ajuda a equilibrar a pressão e os níveis de triglicerídeos. Além disso, trabalha os grandes grupos musculares das pernas e estimula a contração do abdômen, já que exige postura do ciclista. Por essas razões, andar de bicicleta tonifica as pernas e a barriga.   Blog Unimed VTRP Benefícios de pedalar   O esporte também trabalha equilíbrio e confiança, além de relaxar e combater o estresse. Praticada com bom senso e na medida da forma física de cada um, a atividade quase não tem restrições. Até usada como meio de transporte a bicicleta é boa para a saúde. Muitas pessoas buscam essa alternativa de locomoção e acabam ganhando fôlego e bem-estar. Chegar ao escritório pedalando pode trazer mais disposição para seu dia. Que tal experimentar?   Blog Unimed VTRP Uso bicicleta   A atividade pode ser feita tanto em academias como ao ar livre. Para evitar acidentes, separamos algumas dicas. Elas ajudam tanto ciclistas, quanto o meio ambiente: 1 – Escolha a bike certa: é importante atentar ao tamanho da bicicleta, peso e tipo de quadro. O tipo errado pode atrapalhar seu poder de reação e equilíbrio; 2 – Equipe sua bicicleta: utilize itens como retrovisores buzina, refletivos e lanternas. Use luz branca na frente e vermelha atrás, para os motoristas saberem sua direção; 3 – Proteja seu corpo: luvas e capacetes são indispensáveis na hora de sair para a rua acompanhado da bicicleta. Se a pedalada for de noite, colete com faixas reflexivas ajudam bastante; 4 – Jamais ande na contramão: pedale sempre no mesmo sentido do carro. Isso aumenta o tempo de reação do motorista e, em caso de colisão, os danos seriam bem menores; 5 – Use sempre a direita: é a área em que os carros andam em menor velocidade. Outra dica é usar apenas 1/3 da faixa, dando espaço para os carros ultrapassarem; 6 – Evite horário de pico: há menos espaço. Ciclistas experientes podem ir bem com a lentidão dos carros, mas os novatos devem usar vias e horários mais tranquilos; 7 – Jamais pedale em calçadas: o risco de você assustar ou machucar pedestres é muito grande. Se precisar passar pela calçada ou atravessar na faixa de pedestres, desça da bicicleta; 8 – Mais atenção na chuva: evite as faixas e sinalizações de solo que ficam escorregadias. A visibilidade do motorista diminui, acenda sempre as luzes da bicicleta; 9 – Jamais pedale com fones de ouvido: os acessórios impossibilitam o ciclista de ouvir uma freada ou aproximação de um veículo. Ouvir barulhos do trânsito pode evitar um acidente; 10 – Respeite a sinalização: como um carro, a bike é veículo. Respeite as leis de trânsito, não fure os sinais e sinalize com as mãos antes de qualquer movimento. Lembre-se: sempre que possível, utilize locais adequados para a prática do esporte. Se a sua cidade tiver estrutura adequada, opte pelas ciclofaixas.  

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