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Amor contra o Alzheimer

02 de junho de 2014

Vovo Nilva blog unimed vtrp 3

  Aqui vai a história da Vovó Nilva, que segundo seu Facebook, é uma jovem octogenária. Dona Nilva teve sua história narrada por seu neto Fernando Aguzzoli Peres, que largou faculdade e emprego para cuidar da avó com Alzheimer. Vovó Nilva nos deixou em dezembro de 2013, mas sua página continua com informações sobre a doença, cuidados com os pacientes e orientação aos familiares.  

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  O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa ainda sem cura, mas a chance de controlá-la é maior se ela é detectada precocemente. Ocorre na terceira idade e seu sintoma mais comum é a perda da memória, mas compromete ainda o comportamento e pensamento do paciente. As experiências vividas, por vezes inusitadas, outras vezes dramáticas e as lições aprendidas durante o período, o inspiraram a criar uma página no Facebook, www.facebook.com/vovonilva. O sucesso dos relatos daquela rotina e os diálogos compartilhados com a avó foi tão grande que gerou um livro. “Quem, Eu?” deve ser publicado neste ano.  

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  A maneira eficaz de lidar com o Alzheimer, mesmo neste momento na história onde estamos “quase lá” na cura, é prevenir ou retardar a doença. Como se faz isso? Compreendendo os elementos cruciais para prevenção. Assim, você pode cuidar de si mesmo e de seus entes queridos que estão lutando com esta doença. Preste atenção nos seguintes pilares da prevenção: Dieta e Educação alimentar. Assim como o resto do seu corpo, seu cérebro precisa de uma nutrição adequada, fluxo de sangue, energia e cuidado. Descubra como pode ser fácil melhorar a saúde do cérebro com dieta e educação alimentar. Não ache que lendo reportagens sobre assunto você encontrará algo adequado para você, é importante que você consulte um bom nutricionista para isso. Gerenciamento de estresse. Os efeitos da rotina em seu corpo são bem conhecidos, mas você sabia que seu cérebro também sofre quando você está estressado? Descubra como você pode se beneficiar de técnicas simples alívio de estresse, que pode reduzir drasticamente o risco de desenvolver a doença de Alzheimer. Gerenciar o seu estresse diário é parte vital na estratégia de prevenção do Alzheimer. Estudos têm mostrado que há uma alta correlação entre ter colesterol alto, pressão alta, e/ ou altos níveis de cortisol (que ocorre na presença de estresse) e o aparecimento da doença de Alzheimer. O estresse tem se mostrado um fator-chave em todas essas condições de saúde. A gestão do stress tem muitos outros benefícios positivos, como: como melhorar a função do coração, reduzir a ansiedade, diminuir a dor crônica e até mesmo aumentar da longevidade. Alguns exemplos de técnicas de gerenciamento de estresse incluem: – Meditação – Massagem – Oração – Imaginação Guiada e Visualização – Hipnose – Respiração profunda  

cuidado

  Tenha em mente que cada pessoa é única, e pode haver uma atividade de relaxamento que não esteja listada neste post. Você precisa encontrar e explorar algo que funcione melhor para você. Exercício. Como não poderia deixar de ser, se você quiser manter corpo e a mente saudável, você deve se exercitar. Mas, além de exercícios físicos, é hora de você descobrir que os exercícios mentais são essenciais para sua saúde e bem-estar. Procure sempre exercitar o corpo e a mente. Sabemos que exercícios físicos não é prática de todos. Alguns têm dificuldade de reconhecer atividades físicas que possam ser prazerosas, mas é necessário pesquisar e experimentar. Dependendo da idade e da condição de saúde existem exercícios físicos que podem ser mais benéficos. Procure um profissional da área de educação física ou de fisioterapia para conversar sobre isso.  

Categoria: #CuidarDeVocê