Ouvidoria

5 receitas de lanches rápidos e fáceis para... Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Saúde Emocional

Cuidados com a pele das crianças no sol e no... Atividade Física, Filhos e Gestação

Amamentação X Rotina da mulher

Médico pediatra fala sobre a importância do leite materno para os recém-nascidos e como conciliar o momento com a mudança do estilo de vida das mães

01 de setembro de 2021

O aleitamento materno é um dos momentos mais importantes para a nutrição do bebê e a criação do vínculo entre mãe e filho. No entanto, com a mudança de rotina da mulher, a prática, por vezes, não recebe a atenção necessária para criar a conexão entre os dois. E é aí que entra a importância da rede de apoio, como explica o médico pediatra, João Paulo Weiand, afinal, a amamentação é responsabilidade de todos. 

Desde o pré-natal é preciso que as mamães consolidem seu grupo de apoio e se informem sobre a amamentação. Hoje sabe-se que, apesar de ser considerado um ato instintivo, o aleitamento é complexo e exige muito conhecimento sobre as técnicas e o corpo de cada mulher. 

“Toda mãe quer amamentar, mas o que a gente vê é que muitas acabam não conseguindo ou têm dúvidas. Por isso, todo ano lutamos para aumentar a porcentagem da amamentação exclusiva até os seis meses de idade”, explica Weiand. 

Segundo o pediatra, no último ano a amamentação exclusiva alcançou 60% dos bebês com até quatro meses e 45% dos pequenos com até seis meses. Parte deste resultado positivo deve-se ao fato de que as mães estão em home office durante a pandemia, assim como os pais e sua rede de apoio. Cenário que reflete um novo comportamento na rotina das mulheres. 

Mudança de comportamento 

Weiand destaca que hoje o perfil da mulher está diferente. Ela primeiro se prepara para construir uma carreira, se estabelece profissionalmente e só então pensa na maternidade. Tal comportamento cria um novo cenário para a maternidade e, às vezes, até diminui a construção dos laços entre mães e filhos. 

A mulher do século 21 tem mais atividades na sua rotina e quer dar conta de tudo. Ela está conectada, tem uma vida social, cuida de si, se informa, aprende novas receitas… e também cuida dos filhos. 

Por isso, o pediatra acredita que a amamentação precisa ser considerada como um momento sagrado. “O que vemos temos hoje é a questão do celular. É uma coisa que não se deve estimular e se vê já lá na maternidade, as mães tentando amamentar e com a mão no celular. O momento da amamentação é sagrado, é único, mas para o sucesso da prática é preciso esquecer o mundo lá fora”, ressalta. 

Assista ao bate-papo completo com o Dr. João Paulo Weiand sobre os “caminhos e descaminhos da amamentação”. (Minuto  1:26:22)

Dicas para o sucesso da amamentação: 

  • Conexão total e exclusiva com o bebê (lembrar de esquecer um pouco as redes sociais. A maternidade ela é única, então não deixe esse momento passar) 
  • Mergulhar no artesanal
  • Aprender a respirar enquanto amamenta – lenta e profundamente
  • Hidratação 
  • Descanso – amamentar é considerada como uma atividade física de alta performance 
  • Ter apoio (rede de apoio) 

Categoria: Filhos e Gestação