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Alimentos para um sorriso mais bonito

02 de junho de 2015

Para manter nossos dentes em dia, é fundamental visitas regulares ao dentista. Mas você sabia que a ingestão de determinados alimentos podem deixar seu sorriso ainda mais bonito? Além de uma higiene oral adequada, os hábitos alimentares também contribuem para melhorar a aparência dos dentes. Assim como o leite e outros produtos lácteos, os queijos podem ajudar a manter os dentes mais saudáveis devido ao seu fornecimento de cálcio e vitamina K. Este produto contém caseína, uma proteína oriunda do leite e que, quando consumida de forma regular, enriquece a superfície dos dentes.   Blog Unimed VTRP Alimentos para um sorriso mais bonito   Embora deva ser consumido de forma moderada, o chocolate com baixo teor de açúcar também é benéfico para o sorriso. Vale lembrar que estamos falando de um chocolate com alta dose de cacau (90%), pois reduz a probabilidade de cáries no futuro. O consumo regular de peixe é de grande importância para uma dieta saudável. E com a sardinha não é diferente. Se consumida fresca, e não enlatada, ela é uma grande aliada dos nossos dentes, pois possui fluoreto, que ajuda a prevenir a cárie dentária. Outro nutriente, o ômega 3, ajuda a controlar a inflamação gengival.   Blog Unimed VTRP Cuidados Dentes   Ao contrário do café, o chá verde é uma boa alternativa pois não causa cáries devido a sua riqueza em vitaminas e minerais, especialmente o flúor. Consumido de forma moderada, possui um antioxidante potente que está presente em sua composição: a catequina, que combate as bactérias nos dentes e gengivas. A quinoa é um pseudocereal que possui mais proteínas, cálcio, fósforo, ferro e magnésio que outros cereais. Ela é uma das proteínas mais completas, pois possui os nove aminoácidos essenciais para nosso organismo. Este alimento desintoxica e ajuda na formação de dentes e ossos saudáveis, por isso, a saúde bucal se beneficia com a sua ingestão. A água é outro componente fundamental para a saúde bucal. Se consumida regularmente e em grande quantidade, ela hidrata as gengivas e a mucosa da boca, reduzindo possíveis infecções. Além disso, a água melhora a qualidade do fluxo de saliva, sendo uma das melhores formas de prevenção da cárie.   Blog Unimed VTRP Cuidados   Frutas e verduras O consumo de morango é altamente recomendado devido ao seu alto teor de xilitol. Este componente ataca as bactérias que são responsáveis pela formação de placa, além de evitar a desmineralização ocasionada pela redução do pH de nossa boca. O xilitol também estimula a circulação sanguínea nas gengivas. As verduras de coloração verde como brócolis, repolho ou alface são ricas em vitamina K1, considerada essencial para o nosso corpo, e que também permite que o fluxo de cálcio chegue aos nossos ossos. Assim como essas verduras, o espinafre melhora a nossa saúde óssea, portanto, também fortalece os dentes, tornando-os mais fortes.   Blog Unimed VTRP Cuidados Saúde Bucal   Rica em minerais, a cenoura é outro alimento benéfico para os dentes. Mordê-las de forma crua ajuda a promover a limpeza dos dentes durante a mastigação, aumentando a quantidade de saliva e diminuindo a formação de placa bacteriana. Frutas como maçãs, uvas ou amoras contém polifenóis, um trunfo capaz de bloquear a ação bacteriana, evitando o aparecimento da cárie dentária. No caso das maçãs, o ideal é que sejam consumidas com a casca, pois a mastigação limpa e estimula a circulação dos dentes e gengivas. Vale ter uma atenção especial nas frutas cítricas, pois podem comprometer o esmalte dos dentes e causar sensibilidade. Com tantas sugestões, não há desculpas para não ter um sorriso bonito. Outra dica importante, além da ingestão destes alimentos, é visitar um dentista regularmente, de preferência a cada seis meses. A saúde dos seus dentes também merece atenção.  

Categoria: #CuidarDeVocê