Coronavírus: sintomas suspeitos? Fique em casa e ligue para 0800 940 78 00. Clique aqui e saiba mais.

×

Saiba quais são as frutas da primavera Alimentação Saudável

Como armazenar o leite materno? Alimente seu... Filhos e Gestação

Atividade física: leve, moderada ou intensa? Atividade Física

Alimentos benéficos para a garganta

21 de junho de 2016

O friozinho vem chegando e com ele aumenta nosso cuidado. A garganta precisa ficar protegida, principalmente nas pessoas que trabalham mais na rua ou demandam da voz. Mantas, lenços e cachecóis podem contribuir para isso. Outra opção é investir em alimentos que podem trazer um alívio dos sintomas.

Lembrando que a ida ao médico é indispensável. O consumo elevado de líquidos é uma das medidas mais recomendadas, pois além de manter a hidratação das cordas vocais, deixa a saliva mais fina.

Beber muita água também é fundamental para que as reações de defesa do organismo possam estar ativas.

Blog Unimed VTRP chás Cuidados Garganta

Outra forma é o consumo de própolis, alimento bastante recomendado para a garganta, embora não possua benefícios comprovados.

A substância possui ação anti-inflamatória, que age diretamente no local, permitindo um alivio quase que instantâneo de qualquer sintoma. Ele deve ser consumido com chás ou mesmo água morna.

Falando em chás, eles são parte fundamental do bom funcionamento da garganta, já que tem em sua composição grande parte de água. Quando são consumidos com substâncias naturais de ação anti-inflamatória, como o alho, reduzem o inchado do local. É preciso ter muita atenção na temperatura do mesmo, sendo ideal consumir morno.

Blog Unimed VTRP Gengibre Cuidados Garganta

O gengibre é outro alimento que possui ação anti-inflamatória, aliviando os sintomas de forma bem rápida. Ele pode ser consumido no chá ou mesmo em forma de bala. Esta última forma é uma das mais recomendadas, pois estimula a salivação, lubrificando as cordas vocais e melhorando a condição do local.

A folha da menta também é benéfica no alívio de sintomas. Ela dá a sensação de frescor e também pode ser consumida na forma de chá ou mesmo de balas. Muitas vezes é consumida de forma conjunta com outros alimentos, como o mel – que também é um anti-inflamatório –, resultando em misturas caseiras que vêm desde o tempo da vovó.

Blog Unimed VTRP Própolis Cuidados Garganta

As frutas cítricas são outra opção. Conhecidas por serem antioxidantes, devido à sua riqueza de vitamina C, também entram na lista dos nutrientes anti-inflamatórios, muito importante no fortalecimento da imunidade. A maçã é outra fruta muito consumida por quem demanda da voz, pois ajuda no aquecimento e lubrificação das cordas vocais.

Como a hidratação é sempre uma das formas pedidas por médicos, o gargarejo torna-se um aliado, por agir diretamente no local. Como forma de aliviar os sintomas, recomenda-se que ele seja feito somente com água, de preferência morna, e várias vezes durante o dia.

Porém, vale lembrar que esses alimentos e dicas não substituem a ida ao especialista!

Categoria: #CuidarDeVocê