Amamentar Talk: Participe do evento online e... Coronavírus, Filhos e Gestação

PCR ou teste rápido: qual a melhor alternativa... #CuidarDeVocê, Coronavírus

Afinal, por que temos alergias? Alimentação Saudável, Coronavírus

Afinal, quais são os maiores fatores de risco para o câncer de próstata? E como me prevenir?

É o segundo câncer mais frequente entre os homens, fica atrás apenas do câncer de pele, por isso, informação = prevenção!

13 de novembro de 2019

Estamos em novembro, e o tema que ganha muita atenção neste mês é a saúde do homem, sobretudo os alertas para o perigo do câncer de próstata. E não é por menos. Este tumor afeta a prostata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. É o segundo câncer mais frequente entre os homens, fica atrás apenas do câncer de pele.

Por isso, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, e Clínica de Oncologia Unimed, fazem um alerta importante!

Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Em 2018, cerca de 68 mil novos casos foram registrados no Brasil. É muito sério. Mas, não precisa entrar em pânico. Existem alguns fatores que podem diminuir as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. Separamos os quatro mais importantes

  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado. Esse fator depende muito de cada um. Ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos são, na prática, formas de prevenir o câncer. E se você tem dificuldade de perder peso, procure um médico e investigue!
  • Idade: o risco aumenta conforme a idade avança. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Mais um motivo para ter bons hábitos e estar sempre em dia com seus exames!
  • Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco. Vale a mesma regra do item anterior. Cuide-se, sempre!
  • Exames preventivos: eles são uma das formas com as quais o seu médico de família ou de referência pode acompanhar a evolução da sua saúde com o passar dos anos. Esteja com eles sempre em dia!

E QUAIS SÃO OS EXAMES DE ROTINA QUE O HOMEM DEVE FAZER DURANTE A VIDA?

Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde cinco testes e exames precisam ser realizados com frequência. São eles:

• Verificação da pressão arterial
• Hemograma completo e testes de urina
• Teste de glicemia, para prevenção de diabetes
• Atualização da carteira vacinal
• Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC

Esses exames e testes podem ser realizados periodicamente. Mantenha o hábito de visitar um médico de família ou de referência. Ele vai ajudar a cuidar da sua saúde.