Câncer de mama: como me prevenir? Saúde do Homem e da Mulher

Diabetes gestacional: como evitar? Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Outubro Rosa: foco na saúde da mulher como um... Saúde do Homem e da Mulher

Vamos falar sobre segurança do paciente?

Em 17 de Setembro, lembramos o Dia Mundial da Segurança do Paciente, e mais do que apenas uma data no calendário, ele reforça a importância da prevenção para não colocar em risco a vida das pessoas

17 de setembro de 2019

Em 17 de Setembro, lembramos o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Mais do que apenas uma data no calendário, ele reforça a importância da prevenção para não colocar em risco a vida das pessoas. Mas, você sabe o que significa, na prática, cuidar da segurança do paciente? Para lhe ajudar a entender, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo preparou um material especial, reforçando a importância da data.

Vamos começar pelo básico. Um paciente seguro é aquele que recebe todos os cuidados necessários para que sejam minimizados, ao máximo, os riscos envolvidos na assistência de saúde prestada a ele. Mais do que um simples “manual de boas práticas”, trata-se de uma preocupação que tem respaldo pelo próprio Ministério da Saúde, por meio da Portaria GM/MS nº 529/2013. O objetivo é bem claro: reduzir danos causados por erros, procedimentos incorretos e outros desvios no atendimento.

Sabemos que erros e acidentes causam grandes prejuízos ao sistema de saúde (público e privado). As consequências podem ir de um incômodo passageiro até complicações mais graves. No fim das contas, é sempre melhor prevenir que remediar, não é mesmo?

Por isso, foram criados seis protocolos básicos de segurança para atendimento. São eles:

  • Identificação do paciente
  • Prevenção de úlcera por pressão
  • Segurança no prescrição, uso e administração de medicamentos
  • Cirurgia segura
  • Prática de higiene das mãos em serviços de saúdes:
  • Prevenção de quedas

Campanha mundial

Para que o assunto ganhe mais espaço na mídia e mesmo entre os profissionais de saúde, garantindo maior conscientização das sociedades e reduzindo os riscos nas internações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou em 2019 uma nova campanha.

Intitulada “Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde”, a campanha foi traduzida pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), e pede para que todos unam suas vozes. Com o slogan “Fale pela segurança do paciente”, o projeto incentiva o diálogo.

Conforme a Sobrasp, o panorama mundial hoje traz números alarmantes que ratificam a necessidade de todos trabalharem para a redução dos riscos e dos erros nos cuidados de saúde. Todos os anos, 134 milhões de eventos adversos ocorrem devido a cuidados inseguros em países de baixa e média renda, o que contribui para que 2,6 milhões de pessoas venham à óbito anualmente.

Estima-se que 1 em cada 10 pacientes internados em países de alta renda sofre algum dano e que 1 em cada 4 atendimentos na atenção primária e ambulatorial resulta em dano ao paciente. Porém, desse montante, 80% são evitáveis.

Qualificar e QualiLab

No nível máximo da Acreditação, a principal auditoria dos planos de saúde desde 2011, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo tem incentivado nos últimos anos a busca pela segurança dos pacientes também com hospitais e laboratórios da região. No ano passado, a Cooperativa Médica lançou o Qualificar – Rumo à Acreditação Hospitalar, que já conta com retornos positivos para toda a comunidade regional. Em 2019, a Cooperativa Médica lançou o Programa QualiLab – Rumo à Acreditação Laboratorial na região.

Em ambos os programas, os prestadores de serviços contam com o apoio no diagnóstico e em todo o processo de adequação de suas unidades pela consultoria EJRos Brasil, contratada e custeada pela Unimed VTRP.

E os investimentos em qualidade realizados pela Unimed VTRP junto aos prestadores de serviços da região já estão trazendo resultados práticos para a comunidade. Em breve, as mudanças impulsionadas pelo QualiLab passarão a ser percebidas por quem precisar realizar exames em laboratórios da região, assim como as transformações nos hospitais já são vistas.

Um destes exemplos é o Hospital Estrela. Primeira casa de saúde da região a aderir ao Programa de Incentivo para Obtenção de Certificado da Acreditação Hospitalar, promovido pela Unimed VTRP, o HE conquistou no ano passado o selo da Acreditação Hospitalar. Ele foi concedido pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes). Após este rigoroso processo de avaliação, o Estrela se tornou a primeira casa de saúde dos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí a contar com a Acreditação, garantindo mais segurança e qualidade no serviço na região.

Categoria: #CuidarDeVocê