Ouvidoria   

Espetáculos do Tholl reúnem mais de 2,8 mil pessoas em Lajeado e Santa Cruz

Apresentações do inédito “Alegra – A Magia do Circo” foram gratuitas e com proposta de aproximar a cultura da população

30 de maio de 2022

Duas noites para curtir um espetáculo mágico e inédita com toda a tradição do circo de rua. Foi isso o que fizeram as mais de 2,8 mil pessoas que assistiram às apresentações de Alegra – A Magia do Circo, do Grupo Tholl, em Lajeado e Santa Cruz do Sul. Em Lajeado, a apresentação aconteceu na noite dessa quinta-feira, 26/05, no Ginásio do Claudião, reunindo mais de 1,5 mil pessoas. Na sexta-feira, 27/05, o Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest foi quem recebeu o espetáculo para mais de 1,3 mil pessoas. 

Nas duas cidades, o espetáculo teve duração de 45 minutos. A trupe pelotense apresentou malabarismos, peripécias, teatro e arriscadas performances aéreas nas quadras dos ginásios, bem pertinho das pessoas. Tudo isso com muita participação do público, que interagiu em todos os momentos com os artistas. 

Tanto em Lajeado, quanto em Santa Cruz, assim que encerrou o espetáculo, o grupo convidou a todos para invadir o palco, conhecer as estruturas e os bastidores da apresentação. E, é claro, fazer muitas fotos com os artistas ainda maquiados, e com todos os elementos de Alegra em volta.

ESPETÁCULO PARA FAMÍLIAS

Uma das centenas de famílias que aproveitaram este momento para registrar algumas imagens com o Tholl foi a do lajeadense Juliano Schuster, de 37 anos. Ao lado da esposa Jaqueline, de 35, e da filha Rafaela, de 3, eles curtiram o espetáculo e o contato com os artistas. 

“Todo esse colorido, as acrobacias, a magia que eles trazem, isso estimula a criatividade e também esse olhar mais lúdico das crianças”, comentou. “É importante ter esses momentos em família, e podendo levar cultura para as crianças”, complementou. 

Todos os participantes foram convidados a doar alimentos ao Projeto Mesa Brasil do Sesc. Foram arrecadadas centenas de quilos de alimentos não perecíveis que serão repassados a instituições da nossa região.

THOLL QUER O “CALOR DO PÚBLICO”

O espetáculo contou a história de uma trupe mambembe que leva arte para muitas cidades. A dona é uma senhora viúva, que antes dividia a administração do grupo com o marido. Apesar de conviver com a saudade, ela ainda mantém seu canto em cena, a única alegria que lhe resta. 

“A proposta do Alegra é resgatar essa cultura do teatro de rua, das companhias que montavam suas estruturas em praças e ginásios, e encantavam as pessoas. Depois de 2 anos com espetáculos sem o público presente, neste ano queremos isso, o calor do público, estar com eles, com as pessoas de pé, sentadas em cadeiras ou no chão. É essa a proposta do espetáculo, e ficamos felizes que conseguimos entregar isso. Foi lindo!”, salientou João Schmitt, produtor do espetáculo. 

A apresentação de Alegra – A Magia do Circo, com o Grupo Tholl, foi uma iniciativa da Unimed Federação/RS, o Instituto Unimed/RS e a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). O evento chega à comunidade em homenagem aos 15 anos do Instituto Unimed no Estado e aos 50 anos da Unimed Federação/RS. 

Aprovado pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e viabilizado pela Lei de Incentivo Estadual Pró-Cultura, com recursos do ICMS, o “Alegra” tem patrocínio da Unimed Central de Serviços-RS, apoio do Instituto Unimed/RS e produção do grupo Oficinas Permanentes de Técnicas Circenses (OPTC).

As prefeituras de Lajeado e Santa Cruz do Sul também foram parceiras dos eventos na região.

CONFIRA MAIS IMAGENS

Tholl - SCS (6)